MARÇO AZUL MARINHO

CRIO alerta para relevância da prevenção, diagnóstico e tratamento de neoplasias

Por Marcelo - Em 18 de março de 2022

Este é o mês de conscientização sobre como evitar o câncer colorretal (intestino e reto). E a campanha Março Azul Marinho vem alertar a população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento desta neoplasia (terceiro tipo de tumor mais incidente entre a população brasileira).

Idade avançada, histórico familiar de câncer de intestino e dieta pobre em fibras e excessiva em carnes vermelhas e processadas são os seus principais fatores de risco. Alteração do hábito intestinal (diarréia ou constipação), sangramento nas fezes e perda de peso são os sintomas mais comuns.

Mauro Rosalmeida destaca o acelerador linear existente no CRIO               Foto: Divulgação

“A colonoscopia de screening, recomendada a partir dos 50 anos, auxilia no seu diagnóstico precoce e permite a ressecção de lesões/pólipos pré-malignos (conforme orientação do especialista), evitando que o câncer se desenvolva”, explica Mauro Rosalmeida, radioterapeuta do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO).

Os principais tratamentos são a cirurgia, quimioterapia e radioterapia – em especial para os tumores do reto. E o prognóstico (chance de cura) está diretamente relacionado ao acesso e à qualidade dessas modalidades terapêuticas.

“E no CRIO, dispomos do mais moderno aparelho de radioterapia da cidade – o Acelerador Linear Elekta Versa, que permite maior precisão no tratamento desses tumores, aumentando a eficácia e diminuindo os efeitos colaterais”, salienta Mauro Rosalmeida.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business