CEARÁ TEM DUAS UNIDADES ENVOLVIDAS

Determinação do Cade agita fundos de investimentos imobiliários devido às restrições de venda do Big ao Carrefour

Por Marcelo - Em 25/01/2022 às 6:40 PM

O mercado varejista nacional chamou a atenção de fundos de investimentos imobiliários nesta terça-feira (25), com a notícia de que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou que a aprovação da aquisição do Grupo Big, pelo Carrefour, só aconteça condicionada à venda de algumas de suas lojas de atacarejo, supermercado e hipermercado.

Isso acabou provocando uma intensa movimentação por parte de fundos imobiliários, para checar os pontos comerciais que poderão ser comercializados fora do acordo negociado entre as duas primeiras empresas. Apesar disso, algumas restrições poderão ser colocadas pelo Cade, como determinar que as lojas continuem atuando na área de alimentos, o que reduziria o número de possíveis interessados nas negociações.

Maxxi Atacado de Juazeiro do Norte está na relação de desinvestimento          Foto: Divulgação

E o Ceará está envolvido diretamente nesta questão comercial levantada pelo Cade, pois de acordo com o jornal Valor Econômico, das 11 lojas que podem ser vendidas pelo grupo varejista de origem francesa, duas estão localizadas em Juazeiro do Norte, sendo o atacarejo Maxxi e o hipermercado Big Bompreço. Elas poderão integrar o plano de desinvestimento do Carrefour.

Outras unidades que devem ser postas à venda estão em Recife, como os hipermercados Walmart de Caxangá e da Casa Forte, além do hipermercado Bompreço de Olinda, em Pernambuco. No Rio Grande do Sul estão as lojas do supermercado Nacional, o hipermercado Big em um atacarejo Maxxi, todos em Gravataí. Além do Big Nossa Senhora de Lourdes em Santa Maria; Big Santa Cecília e Maxxi em Viamão.

Segundo executivos e gestores de fundos imobiliários, há uma grande expectativa com relação às regulamentações para a realização dessas vendas, principalmente no que diz respeito às unidades situadas no Nordeste, pois é cada vez mais difícil encontrar bons imóveis, com amplos terrenos.

Mas tudo ainda depende da decisão final do Tribunal do Cade, que pode ocorrer até o próximo mês de junho, prazo máximo regulamentar. No total, o Carrefour fez a proposta de aquisição das 388 lojas do Grupo Big, que envolvem unidades do Big, Maxxis, Nacional, Sam’s Club, Super Bompreço e TodoDia, em todo o Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business