DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Diretor da FIEC vai à cerimônia que comemorou os dez anos da ZPE Ceará

Por Marcelo - Em 31/08/2023 às 9:16 PM

ZPE Ceará completou dez anos de operação impulsionando o crescimento da economia do Ceará

O diretor Administrativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Chico Esteves – representando o presidente Ricardo Cavalcante -, participou da cerimônia que marcou os dez anos de operação da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará). O evento contou com a presença de Salmito Filho, secretário de Desenvolvimento Econômico; Eduardo Neves, presidente da ZPE Ceará; Roseane Medeiros, secretária de Relações Internacionais e vice-presidente da FIEC; Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém; além do Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Prof. Marcelão, e diversos outros convidados.

Eduardo Neves, Salmito Filho, Chico Esteves e Hugo Figueirêdo

Chico Esteves reiterou o compromisso contínuo da FIEC em relação ao progresso econômico e à criação de oportunidades para as indústrias. “Parabenizamos o Governo do Estado pela excelente gestão da ZPE e reafirmamos o comprometimento da FIEC em promover o desenvolvimento econômico. Salientamos a importância da colaboração entre instituições governamentais e setores privados para impulsionar o avanço industrial e comercial do Ceará. Além disso, temos trabalhado diligentemente para atrair mais indústrias para o nosso Estado, com foco especial no desenvolvimento do Hidrogênio Verde e das energias renováveis. Que venham muitas décadas de sucesso”, afirma.

Integrante do Complexo do Pecém, a zona de livre comércio do Ceará foi a primeira ZPE a entrar em operação no Brasil, desempenhando um papel transformador nas exportações cearenses, alinhando-se às práticas internacionais mais avançadas. “À medida que progredimos, conseguimos estabelecer um novo marco legal. Embora talvez ainda não seja o ideal, continuamos avançando nesse complexo processo de formulação de políticas públicas para impulsionar o desenvolvimento industrial e econômico. Esse modelo de política pública para o desenvolvimento industrial e econômico, que também é adotado em todo o mundo, representa uma conquista significativa”, destaca Eduardo Neves.

Salmito Filho ressaltou a importância das energias limpas e do H²V

O secretário Salmito Filho destacou os futuros da ZPE Ceará, lembrando que o Governo do Estado tem trabalhado arduamente em conjunto com a FIEC e com empresários, para que seja iniciada o quanto antes a produção de Hidrogênio Verde (H²V) no Ceará. “Ao enfrentar esses desafios complexos, estamos conscientes da necessidade de manter uma visão ampla e estratégica. A produção de energias limpas, como o Hidrogênio Verde, e a compreensão das dinâmicas internacionais e regulatórias, formam a base de nossa abordagem para permanecermos competitivos e resilientes em um mundo em constante mudança”, salienta. (Com Gecom FIEC)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business