Legado Empresarial
Edson Queiroz Filho é homenageado na 32ª edição do Congresso da Abinam
Por Marlyana Lima - Em 09/10/2025 às 1:10 PM

Noite de homenagem: Otávio Filho, Constantino, Otávio Valença Queiroz, Adriana e Edson Queiroz IV – Fotos: Divulgação
A solenidade de abertura do 32º Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais e da Expo-Abinam & Sindinam 2025, realizada na quarta-feira (8), em Fortaleza, foi marcada por uma homenagem emblemática: a outorga da Comenda Dr. Benedictus Mário Mourão ao industrial e político cearense Edson Queiroz Filho, em reconhecimento ao seu legado e às notáveis contribuições para o desenvolvimento e valorização do setor de águas minerais no Brasil.
A honraria, concedida a personalidades que se destacaram na defesa e promoção dos segmentos de Águas Minerais, Crenologia e Termalismo, foi recebida em nome do homenageado por Otávio Valença Queiroz, seu filho e membro do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz (GEQ). Emocionado, Otávio lembrou a trajetória de seu pai e destacou o orgulho em representar sua memória diante de empresários, autoridades e especialistas reunidos no evento.
Legado e trajetória
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Edson Queiroz Filho teve papel determinante na consolidação e expansão do Grupo Edson Queiroz, dando continuidade ao legado do patriarca, falecido em 1982. Sua atuação à frente da Minalba Brasil, adquirida em 1985, foi decisiva para diversificar o portfólio de águas minerais e impulsionar a marca como uma das líderes nacionais do setor.

Otávio Valença Queiroz -ao centro – participou da abertura oficial do evento em Fortaleza
Otávio Valença Queiroz, ao receber a comenda, destacou que a homenagem é motivo de “orgulho e alegria” por refletir a dedicação incansável do pai. “É com muita satisfação que recebo a comenda Dr. Benedictus Mário Mourão, concedida a meu saudoso pai, o industrial Edson Queiroz Filho, em memória. Durante sua trajetória empresarial, ele tanto fez e lutou pelo setor de águas minerais, fomentando arduamente o desenvolvimento em benefício de todos nós que atuamos nesse desafiador setor que é o de água mineral do Brasil”, afirmou.
Reconhecimento
O CEO da Minalba Brasil e presidente do congresso, Aelio Silveira, destacou que a homenagem traduz o reconhecimento do setor a uma das figuras mais atuantes de sua história. Em entrevista ao Diário do Nordeste, ele declarou que Edson Queiroz Filho, teve uma atuação muito importante quando lutou pela liberação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a categoria de água mineral.
O presidente da Abinam, Carlos Alberto Lancia, também prestou tributo ao homenageado, exaltando seu papel como visionário e líder coletivo. Lembrou que Edson Filho sempre gostou e investiu no propósito da coletividade.
Mais notícias
Collab preciosa




























