TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Eduardo Diogo fala em videoconferência da ONU sobre a relevância das MPMEs

Por Marcelo - Em 26/06/2020 às 2:02 PM

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, participou da “Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD”, via videoconferência, para debater o papel das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) como agentes de mudança e transformação social.

Eduardo Diogo foi painelista da conferência internacional                            Foto: Divulgação

O evento virtual foi realizado nesta quinta-feira (25), que foi estabelecido como o Dia Mundial das Micro, Pequenas e Médias Empresas, reunindo representantes de dezenas de países para discutir a pauta que é tão relevante para o desenvolvimento global.

“Quando estive no encontro da OCDE, em 2019, combinamos de nos reunir na sede da ONU, este ano e, por razões óbvias, isso não aconteceu. Foi a primeira vez que a celebração da data foi feita virtualmente, mas foi bastante produtiva”, disse.

Ele ressaltou que as MPMEs têm um grande papel no desenvolvimento dos países, desde a maior economia do mundo, os Estados Unidos, até a do Brasil. “Elas representam uma base gigantesca e, no Sebrae, temos 17 milhões de empresas envolvidas. E somo mais de 40 mil pessoas trabalhando no Sebrae, para servir a esse universo de clientes”.

E que o Sebrae promove a inclusão intelectual e comportamental desse público-alvo. “Estamos cada vez mais focados no preparo dessas 17 milhões de empresas, que faturam até R$ 4,8 milhões anuais, a fim de melhorar sua produtividade no Brasil. E número de pessoas envolvidas é ainda maior”, salientou.

“O secretário Carlos da Costa afirma que se conseguirmos elevar a competitividade das MPMEs brasileiras, aos parâmetros da OCDE, a gente poderia registrar um crescimento do PIB nacional de 4% por ano, o que seria extraordinário, principalmente neste momento de retomada econômica”, asseverou o diretor do Sebrae.

O Sebrae é responsável pela operacionalização do Empretec, que é uma metodologia da ONU que busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios.

“Temos a maior rede empreteco, com mais de 284 mil formados nesse importante programa da ONU, que objetiva promover a criação de pequenas e médias empresas sustentáveis, inovadoras e internacionalmente competitivas”, explicou.

Carlos Melles, Bruno Quick e Eduardo Diogo foram convidados pela ONU

Ele foi painelista do evento da ONU, destacando o alinhamento de ações com o presidente do Sebrae Carlos Melles, o diretor Técnico Bruno Quick, o secretário Especial do ME Carlos da Costa, e o conselheiro Gustavo Ene.

“Tive a alegria de participar deste fórum singular, cuja moderação foi feita por Tatiana Krylova, chefe do Setor de Empresas, Divisão de Investimentos e Empresas da UNCTAD e pela Chantal Line Carpentier, chefe do Escritório da UNCTAD em Nova York”, completou Eduardo Diogo.

Assista à participação de Eduardo na videoconferência no link abaixo:

Mais notícias

Ver tudo de IN Business