Auto Shanghai 2025

Elmano apresenta polo automotivo do Ceará na maior feira do setor na China

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 17/04/2025 às 12:27 PM

Elmano De Freitas (4)

Segundo o governador Elmano de Freitas a proposta é mostrar que o Ceará está preparado para ser uma plataforma de produção e exportação de veículos com tecnologia limpa

De olho na consolidação do polo automobilístico cearense, o governador Elmano de Freitas embarca neste sábado (19) para a China, onde cumpre agenda em Pequim e Xangai com foco na atração de investimentos para o setor. A comitiva cearense conta também com o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa.

O ponto alto da missão institucional será a participação na Auto Shanghai 2025, uma das maiores feiras da indústria automotiva do mundo, com expectativa de mais de 900 mil visitantes e a presença das principais montadoras globais. Na edição de 2024, foram de mais 1.000 expositores de 20 países.

Momento estratégico para o Ceará

A visita ocorre em um momento estratégico para o Estado. O Complexo Industrial Automotivo do Ceará, localizado em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, já possui certidão de funcionamento válida e previsão de iniciar sua produção no primeiro semestre de 2025. O modelo da planta é considerado inédito no país: será uma linha de montagem multimarcas voltada à produção de veículos híbridos e eletrificados sob demanda de terceiros.

Com investimento inicial de R$ 400 milhões e geração estimada de 255 empregos diretos na primeira fase, o complexo já tem acordos firmados para a produção de seis modelos de veículos de três montadoras internacionais. A expectativa é de uma capacidade inicial de até 40 mil unidades/ano.

A operação será liderada pela Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil, que atua como intermediária de grandes fabricantes no país, como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota e Porsche.

Forte presença da indústria automotiva

A presença do Ceará na Auto Shanghai 2025 ocorre justamente em um ambiente de forte participação da indústria automotiva chinesa no segmento de veículos eletrificados. Segundo dados da edição anterior do evento, mais de 500 modelos de “new energy vehicles” foram apresentados — 271 deles de montadoras chinesas.

A participação do Ceará em um dos maiores eventos automobilísticos do mundo, que será realizado neste ano na China, representa uma oportunidade estratégica para atrair investimentos e ampliar parcerias com empresas do setor. O objetivo é fortalecer o polo automobilístico cearense, que abrigará a primeira planta multimarcas do Brasil. O empreendimento deve impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado e gerar empregos qualificados para a população”, avalia Elmano de Freitas.

Recentemente, o governador chegou a declarar que “A China ocupa hoje uma posição central na transição energética da indústria automotiva. Vamos mostrar que o Ceará está preparado para ser uma plataforma de produção e exportação de veículos com tecnologia limpa, com infraestrutura e logística competitivas”.

O movimento reforça a aposta do Estado em uma política industrial voltada à inovação e à transição energética, setores que vêm ganhando espaço na agenda econômica cearense. A agenda do governador na China inclui ainda reuniões bilaterais com potenciais investidores e visitas técnicas a centros de pesquisa e fábricas automotivas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business