PRINCIPAL ARTICULADOR

Empenho e trabalho marcam atuação do Sistema Fecomércio Ceará em 2021

Por Marcelo - Em 22 de dezembro de 2021

O ano de 2021 foi muito desafiador e veio para mostrar que para seguir com a missão de defender os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo no Estado, é preciso empenho, trabalho e, acima de tudo, coragem para enfrentar todos os desafios. Foi justamente com essa ideia em mente que Luiz Gastão Bittencourt reassumiu, em maio, a presidência do Sistema Fecomércio Ceará.

Luiz Gastão Bittencourt trouxe mudanças rápidas para a Fecomércio-CE              Foto: Portal IN

Seu retorno trouxe mudanças rápidas e importantes, além de acelerar projetos estratégicos. Assim que assumiu sua posição no Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, já solicitou ao Governo do Ceará a ampliação do horário de funcionamento do comércio em geral e esteve em diálogo constante com o governador Camilo Santana, sempre com o interesse de defender o comércio.

Tanto que Camilo e Luiz Gastão estiveram presentes na assinatura e entrega do projeto de lei instituindo o Programa Mais Empregos Ceará. A iniciativa permitiu ao Governo do Ceará subsidiar 50% do salário mínimo para empresas que contratassem novos trabalhadores no segmento de comércio e serviços.

Luiz Gastão também foi ao Palácio da Abolição participar de uma reunião com o governador Camilo, que teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, na qual foram debatidas as principais demandas do segmento do comércio de bens, serviços e turismo, além de ampliação das parcerias com o Sistema Fecomércio, incluindo ações de qualificação profissional, dentre outras ações importantes.

Disponibilizou unidades

Dentre elas, disponibilizou as unidades do Sesc, Senac e Fecomércio-CE como postos de atendimento ao público em geral para a realização de cadastro e consulta para o agendamento da vacinação contra a Covid-19. As articulações institucionais e políticas também foram pauta da instituição. Encontros com prefeitos e autoridades foram realizados ao longo do ano, sempre com o objetivo de consolidar ou criar parcerias que ampliem as ações do Sistema Fecomércio. Foi assim também com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e com a Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Camilo Santana e Luiz Gastão têm realizado uma parceria produtiva para o Ceará

Este ano, Gastão assumiu a presidência do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE, o Cetur. “E esse foi um segmento movimentado! O Cetur participou de reunião com a Câmara Setorial de Turismo e Eventos. O encontro teve como objetivo apresentar a iniciativa ‘Vai turismo – Rumo ao futuro’, defendendo a urgência em traçar estratégias em prol da recuperação do turismo”, lembrou.

Luiz Gastão também recebeu o Cônsul Geral da Argentina no Nordeste, Alejandro Funes Lastra. Na pauta do encontro, estiveram a retrospectiva das ações realizadas através da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Argentina-Ceará, assim como o planejamento de novos projetos que devem acontecer neste momento de retomada e recuperação econômica.

A Fecomércio-CE também marcou presença em diversos eventos, como o 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio, Abav Expo 2021, e o 5º Ceará Global, evento online que teve como destaque os clusters de negócios do Ceará, as oportunidades para o comércio exterior e a atração de investimentos para o Estado.

No início deste mês foi apresentado o balanço do Sistema Fecomércio de 2021 e os projetos para o próximo ano durante coletiva de imprensa no Senac Reference. O momento também marcou o encerramento da campanha do Mesa Brasil Sesc 20 anos. Foram homenageadas as 40 empresas que mais contribuíram com o programa ao longo dessas duas décadas de atuação.

Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará foi inaugurada este mês

No último dia 15, houve a inauguração da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, parceria do Governo do Ceará com o Sistema Fecomércio. No espaço de 4.000m² serão ofertadas iniciativas de educação profissional e estímulo ao empreendedorismo. Já estão sendo ofertadas oficinas e visitas guiadas na unidade. A partir de janeiro, o Senac vai oferecer capacitação profissional nas áreas de Gastronomia, Hospitalidade e Infraestrutura. A previsão é de dispor de 40 turmas, totalizando 855 vagas.

E, por meio do Sesc, o equipamento também conta com uma unidade do restaurante da rede, que oferece refeições nutritivas e de qualidade a preços acessíveis. “A instituição também vai realizar uma ação de segurança alimentar, o Sopa Amiga. Todas as ações da Escola vão priorizar e beneficiar as comunidades do entorno do Poço da Draga, Moura Brasil e o próprio Centro de Fortaleza”, salientou Luiz Gastão.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business