GESTÃO DE RECURSOS

Evandro Leitão apresenta programa pioneiro de educação em controle interno

Por Marcelo Cabral - Em 13/08/2025 às 6:16 PM

Evandro Leitão e integrantes das entidades públicas de controle interno                  Foto: Beatriz Boblitz

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (13), no Paço Municipal, o prefeito Evandro Leitão apresentou oficialmente o Programa de Educação Continuada em Controle Interno e Governança (PEC-Cigov). A iniciativa busca promover a qualificação permanente de gestores e servidores públicos municipais em áreas estratégicas como controle interno, governança e gestão de riscos.

De acordo com o prefeito, o projeto reforça a eficiência, a transparência e a integridade na execução das políticas públicas. “É importante destacar que os servidores públicos permanecem na gestão, independentemente, do prefeito ou prefeita que esteja à frente do município. Por isso, é fundamental qualificá-los e capacitá-los. No caso do controle interno, serão esses profissionais que irão acompanhar e monitorar a execução das políticas públicas”, afirma.

Ele destacou, ainda, o impacto direto da formação no atendimento à população fortalezense. “Tudo isso é feito na perspectiva de ofertar melhores produtos e serviços. Um servidor ou gestor capacitado terá melhores condições de tomar decisões assertivas em sua área, e essas decisões certamente terão impacto social direto na vida das pessoas, nos bairros e nos territórios”, conclui Evandro Leitão.

Formação estratégica e cultura de prevenção

O novo PEC-Cigov é voltado para gestores, servidores e colaboradores que atuam nas primeira e segunda linhas de controle – abrangendo órgãos, entidades e setores da administração municipal.  pretende fortalecer uma cultura de prevenção, baseada no gerenciamento de riscos.

A controladora-geral do Município, Silvia Correia, ressaltou o caráter abrangente do programa. “A principal motivação para oferecer uma educação continuada para os órgãos e entidades do município é trabalhar para mudar a noção equivocada de que apenas quem faz controle é a Controladoria. Todos nós precisamos exercer controles e melhorar nossos processos para alcançar os resultados almejados. Isso será feito por meio de fóruns, cursos e oficinas. O PEC-Cigov será executado com atividades presenciais e online, garantindo flexibilidade para a participação do maior número de servidores”, assevera.

Cooperação institucional e troca de experiências

Durante o evento, a Prefeitura de Fortaleza firmou um termo de cooperação com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Controladoria Geral da União (CGU), reforçando o alinhamento entre esferas de governo. “É fundamental compartilhar as experiências de controle, não só entre os órgãos internos, como também entre os entes federados. É uma forma de mitigar riscos na administração pública e fazer uma gestão cada vez mais eficaz e eficiente”, destaca o superintendente da CGU, Luiz Fernando Menescal.

Já o secretário-chefe da CGE, Aloísio Carvalho, comemorou o compromisso firmado entre os órgãos das três esferas de governo. “O controle interno é a dimensão mais fundamental na administração pública, visando que os recursos possam ser bem aplicados e geridos. Nós esperamos, enquanto CGE, bons resultados. Só quem tem a ganhar é o povo de Fortaleza”, complementa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business