PESQUISA DO IPDC

Fecomércio-CE diz que Dia dos Pais vai movimentar R$ 245 mi em Fortaleza

Por Marcelo - Em 03/08/2023 às 1:01 PM

A Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia dos Pais revela que 45,6% dos consumidores irão às compras nessa data, com potencial de faturamento de R$ 245 milhões no comércio varejista de Fortaleza, somente com a aquisição de itens para presentes. O levantamento é realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio Ceará.

Fecomércio-CE realizou o levantamento por meio do IPDC

O faturamento projetado pela pesquisa revela um acréscimo nominal de 2% em relação a 2022, mantendo a data na mesma posição no ranking regional de outras comemorativas, sendo a quinta mais importante para o comércio varejista pelo potencial de consumo. Cabe destacar que uma parcela relevante dos consumidores entrevistados (48,5%) pretende comemorar a data, trazendo impacto significativo para o setor de serviços, principalmente para os restaurantes (16,9% dos entrevistados relataram intenção do uso do serviço de refeição fora do domicílio), viagens (5,4%) e barracas de praia e clubes (4,4%).

Percentual elevado

Neste ano, 45,6% dos entrevistados afirmaram a intenção de comprar presentes para o Dia dos Pais. O perfil dos consumidores que respondeu positivamente sobre a intenção de compra mostra igualdade entre os gêneros – 45,6% de resposta afirmativa para o sexo masculino e 45,5% para o feminino –, mas predomínio do grupo com idade até 20 anos (59,3%) e do estrato com renda média mensal acima de dez salários-mínimos (81,3%).

Seundo o levantamento, o consumidor pretende gastar, em média, R$ 305,00 com as compras de presentes, com maior potencial de consumo no grupo dos consumidores do sexo masculino (com gasto médio total de R$ 343,00), do estrato com idade acima de 36 anos (R$ 329,00) e com renda média mensal familiar acima de dez salários-mínimos (R$ 634,00). Quanto à forma de pagamento, há o predomínio da intenção de pagamento à vista (com dinheiro, Pix ou cartão de débito), com 59,0% das respostas, seguido do uso do cartão de crédito (40,6%).

A intenção de compra se concentra nos chamados bens de consumo semiduráveis, com destaque para os produtos de uso pessoal, como itens de vestuário e acessórios, com 45,3% de intenção de consumo; perfumaria e cosméticos (16,6%); sapatos, cintos e bolsas (16,5%); relógios (7,1%), e aparelhos de telefonia celular e smartphones (3,9%).

Quanto aos locais de compra, os shopping centers foram os mais citados, com 41,6% de respostas, seguido das Lojas de Rua (23,1%) e dos centros comerciais (22,8%). Apesar de a maior parte (43,7%) dos consumidores não possuir data específica para as compras, parcela expressiva da movimentação poderá ser observada nos últimos dias da semana, com o sábado (28,1%), sexta-feira (10,8%) e domingo (8,4%).

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