TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Fecomércio-CE reconhecida pelo prêmio ‘Empresa Completa, Empresa que Inclui’
Por Marcelo Cabral - Em 21/10/2025 às 6:17 PM
O Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, foi agraciado pelo Governo do Ceará com o prêmio ‘Empresa Completa, Empresa que Inclui’, em solenidade realizada no Palácio da Abolição. Em sua 14ª edição, a premiação reconhece as empresas que mais se destacaram na contratação de pessoas com deficiência (PCDs) nos anos de 2023 e 2024, a partir de dados da rede de atendimento do IDT/Sine.

Luiz Gastão, Henrique Javi e Jade Romero durante a premiação Fotos: Hiane Braun/Governo do Ceará
O evento contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt; do diretor Regional do Sesc Ceará, Henrique Javi; da vice-governadora Jade Romero; do secretário do Trabalho, Vladyson Viana; além de autoridades estaduais e representantes das empresas homenageadas.
Com 21 contratações de profissionais com deficiência, o Sesc Ceará foi reconhecido como a segunda instituição que mais contratou PCDs no Estado no período de 2023 e 2024. Nos últimos cinco anos, o Sesc e o Senac Ceará somam mais de 170 contratações de pessoas com deficiência, reafirmando a atuação contínua do Sistema Fecomércio em prol da inclusão e da diversidade no ambiente corporativo.
Atualmente, o sistema conta com 152 colaboradores PCDs – sendo 114 no Sesc e 38 no Senac -, plenamente integrados às suas equipes, em diferentes áreas e funções. Essa sinergia vem demonstrando que a inclusão faz parte da estrutura e da cultura organizacional da instituição.
Compromisso com a transformação social
Para o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, o reconhecimento simboliza mais do que o cumprimento de uma meta legal – é o reflexo de um compromisso genuíno com a transformação social. “Este reconhecimento vai muito além da cota prevista em lei. No Sistema Fecomércio, trabalhamos para garantir que pessoas com deficiência participem de todos os processos seletivos e de formação profissional oferecidos pelo Senac, assegurando igualdade de oportunidades e inserção no mercado de trabalho. Temos profissionais com mais de cinco e dez anos de carreira, inclusive em cargos de liderança”, explicou.
E salientou a importância de oferecer oportunidades para todos os públicos. “Reconhecemos que políticas de cotas nem sempre são simples de implementar, mas é nosso dever promover oportunidades reais, pois o trabalho é que gera renda, dignidade e verdadeira inclusão social. Parabenizo todas as empresas homenageadas, que, assim como nós, compreendem que a inclusão começa com o olhar para as pessoas”, destacou Luiz Gastão.
Com a conquista, o Sistema Fecomércio Ceará reafirma sua posição de referência em responsabilidade social corporativa, atuando de forma contínua para fortalecer uma cultura de respeito, diversidade e equidade no cada vez mais competitivo mercado de trabalho.

Cerimônia aconteceu no Palácio da Abolição e contou com a presença de autoridades e empresários
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























