MARKETING DIGITAL

Feriados prolongados devem ampliar as oportunidades para o setor de turismo

Por Marcelo - Em 11/01/2023 às 11:34 AM

Após mais de dois anos com restrição de circulação por conta da pandemia e um calendário quase sem folgas durante a semana, 2023 chega com muitos feriados prolongados e um cenário otimista para o setor de turismo. A expectativa de crescimento é de 53,6% comparado a 2022, com a retomada do faturamento no mesmo índice do período pré-pandêmico. Os dados para lá de animadores são da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Nordeste brasileiro desponta como um dos destinos mais procurados.

Nordeste brasileiro tem algumas das praias mais bonitas do mundo                 Foto: Divulgação

Com a flexibilização das restrições, as férias e os nove feriados nacionais prolongados, a tendência é que o público se anime em arrumar as malas e partir para aquela viagem tão sonhada. Do outro lado, as empresas do setor já devem organizar suas campanhas com pacotes promocionais, ofertas de passagens aéreas e estadias em hotéis para alavancar as vendas. No caso daqueles que vão destinar o orçamento à publicidade online, acende, porém, um alerta para que profissionais de marketing protejam seus anúncios contra uma ameaça que mira o setor de turismo: a fraude na publicidade digital.

O problema ocorre quando criminosos usam bots, click farms, entre outros métodos, na intenção de imitar o comportamento humano e drenar o investimento em mídia digital de anunciantes. Essas interações falsas aumentam cliques, impressões e conversões do anúncio, distorcendo dados da campanha de marketing e desperdiçando o orçamento das empresas que atuam no setor.

“A indústria de viagem é uma das mais afetadas pela fraude e, segundo nossas análises, os bots são responsáveis por 80% de todo tráfego inválido em campanhas digitais de anunciantes de turismo, enquanto em outros setores, o número que encontramos, em média, é de 15% a 30%”, afirma Eduardo Carneiro, vice-presidente Latam da TrafficGuard, solução líder em prevenção de fraude e tráfego inválido em anúncios digitais.

Mais um ponto de alerta é que os fraudadores usam métodos cada vez mais sofisticados, o que acaba dificultando a detecção e o controle da atividade de bots. Portanto, resolver o problema requer uso de tecnologia que combine automação com inteligência artificial e machine learning para conseguir evitar que as campanhas digitais sejam impactadas por esses males.

Veja a lista dos feriados nacionais deste ano:

21 de fevereiro – Carnaval (terça-feira)

7 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)

21 de abril – Dia de Tiradentes (sexta-feira)

1° de maio – Dia do Trabalho (segunda-feira)

7 de setembro – Independência do Brasil (quinta-feira)

12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida (quinta-feira)

2 de novembro – Dia de Finados (quinta-feira)

15 de novembro – Dia da Proclamação da República (quarta-feira)

25 de dezembro – Natal (segunda-feira)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business