GERADOR A HIDROGÊNIO

FIEC e Qair firmam parceria objetivando impulsionar a inovação em energia limpa

Por Marcelo Cabral - Em 23/07/2025 às 12:09 AM

Paulo Holanda, Gustavo Silva e Ricardo Cavalcante oficializaram a parceria               Fotos: Gecom/FIEC

Em mais um movimento alinhado à vanguarda da transição energética, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Qair Brasil oficializaram, na tarde desta terça-feira (22), uma parceria de grande relevância para o setor industrial e educacional do Estado. Durante a reunião integrada dos Conselhos Regionais do Sesi e do Senai Ceará, realizada na Casa da Indústria, foi assinado um termo de cooperação que marca a cessão de um gerador de energia elétrica a Hidrogênio – tecnologia inédita no Brasil – ao Senai Ceará.

O equipamento será instalado na unidade do Senai Barra do Ceará e servirá como plataforma para pesquisas, desenvolvimento de projetos de inovação e programas de capacitação voltados às energias renováveis e à transição energética. A assinatura do documento contou com a presença do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; do diretor regional do Senai Ceará e superintendente do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, e do diretor de operações da Qair Brasil, Gustavo Silva.

“A Qair é uma grande parceira da indústria cearense e da FIEC, em diversas iniciativas com foco em energias renováveis. Esse processo de transformação energética está começando agora e a Qair é uma das maiores conhecedoras deste assunto, globalmente. Para nós, é uma grande satisfação contar com este equipamento inovador que será instalado em nossa unidade do Senai na Barra do Ceará”, destaca Ricardo Cavalcante.

O gerador cedido, de 100kW, opera a partir de Hidrogênio como fonte energética e é fruto de uma colaboração internacional com a empresa francesa EODev. Ao contrário dos sistemas convencionais, não emite ruído, vibração ou qualquer tipo de poluente químico, representando um avanço concreto rumo à descarbonização da matriz energética.

Gerador estacionário movido a Hidrogênio vai para o Senai Ceará

“Desse equipamento, são gerados três produtos: energia elétrica, água e calor. É um gerador de 100kW, fruto da nossa parceria com a EODev. Estamos falando de futuro, Hidrogênio, tecnologias emergentes e, principalmente, da necessidade mundial por esse tipo de produto. E essa parceria (com a FIEC) nos coloca (o Brasil e o Ceará) na crista da onda desse novo movimento, dessa revolução energética limpa”, afirma Gustavo Silva.

Para Paulo Holanda, a chegada do gerador ao Senai Ceará representa não apenas um avanço tecnológico, mas também um compromisso institucional com a educação e a sustentabilidade. “O presidente Ricardo Cavalcante e os Conselheiros do Sesi Senai firmaram, hoje, com a Qair, mais um compromisso em prol da transição energética da indústria cearense. Com esse importante equipamento, vamos demonstrar para os nossos alunos e industriais uma aplicação do Hidrogênio em escala comercial. Este equipamento conta com tecnologia de ponta, representa muita segurança e demonstra o compromisso da liderança do presidente da FIEC com a educação, a sustentabilidade e a inovação.”

A iniciativa reafirma o protagonismo da FIEC e de seus parceiros estratégicos na consolidação de um novo modelo energético para o Brasil – com muita inovação, limpo e orientado ao futuro, de uma maneira sustentável e em sintonia com a transição energética global.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business