COMBUSTÍVEL DO FUTURO

FIEC e UFC abrem edital para acelerar as pesquisas sobre o Hidrogênio Verde

Por Marcelo - Em 21 de junho de 2022

A busca por mão de obra especializada em produção de Hidrogênio Verde (H2V) levou a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a buscar o mundo acadêmico como parceiro. Por meio do Senai Ceará e do do Sesi Ceará, torna público o edital para seleção de trabalhos que vai ser feito em conjunto com o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (Partec – UFC).

Hidrogênio Verde é produzido a partir de fontes renováveis de energia         Foto: Divulgação

Os interessados deverão inscrever trabalhos voltados para as áreas de produção, armazenagem, transporte, distribuição, certificação e utilização do H2V até o próximo dia 15 de julho. E para potencializar o tema entendido por especialistas mundo afora como o combustível do futuro, promoverá o FIEC Summit – Hidrogênio Verde, nos dias 3 e 4 de agosto, em formato híbrido.

O evento tem como finalidade proporcionar a interação entre as empresas investidoras no Hub de H2V no Ceará e os profissionais cearenses interessados em desenvolver pesquisas aplicadas ao tema. A estrutura no Senai da Barra do Ceará, que ficará pronta até o fim do ano, terá laboratórios e novas salas de aula para garantir a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

Futuro sustentável

A produção do Hidrogênio Verde será uma resposta às emissões do Dióxido de Carbônico (CO²) – gás que tem provocado consequências drásticas ao meio ambiente -, pois o H2V será produzido a partir de fontes renováveis de energia – principalmente eólica e solar. Por isso, é considerado o combustível do futuro.

Nessa busca por uma economia mais sustentável, a produção de Hidrogênio Verde tem levado algumas multinacionais a investirem pesado em vários Estados brasileiros, que pelas condições climáticas, são produtores de energias renováveis em potencial. O Ceará é um deles e essas empresas estarão concentradas no Complexo do Pecém.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business