AÇÕES EM CONJUNTO

FIEC promove amplo seminário sobre prevenção de acidentes de trabalho

Por Marcelo - Em 27/07/2023 às 8:42 PM

Esta quinta-feira (27), é marcada pelo Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Por este motivo, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Sesi, promove um grande evento para discutir temas relevantes desta área, em um seminário com a participação de grandes atores do universo da Saúde e da Segurança do Trabalho (SST). A abertura foi realizada pelo superintendente Regional do Sesi Ceará e diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, que destacou a relevância das ações em conjunto entre instituições, na missão de promover mais garantias de segurança e saúde aos trabalhadores.

Paulo Holanda destacou a importância da adoção de ações em conjunto

“Que possamos ter um calendário permanente com este tema, para que não sejam feitas apenas as apresentações. Precisamos muito das instituições de ensino parceiras (UFC, Uece, IFCE e instituições privadas), para que, juntos, possamos construir um grande programa efetivo para Saúde e Segurança do Trabalhador. E que os órgãos de controle tenham tranquilidade em realizar as fiscalizações e evitar problemas que possam onerar os cofres públicos e, principalmente, reduzir as dores das famílias que possam ter uma pessoa vítima de acidente de trabalho”, afirma.

Para introduzir o assunto de SST, e conectando-o a um dos mais importantes temas da atualidade – a transição energética em todo o planeta -, a Assessora Sesi/Senai para Transição Energética, Isabela Maciel, falou aos participantes sobre as novas demandas para os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho, na adaptação ao novo mercado trazido pela produção de Hidrogênio Verde (H²V) no Ceará.

“O hidrogênio é um gás que produz uma chama incolor e inodora e isso abre um leque de oportunidades no âmbito da regulação, de desenvolvimento de capacitação técnica, de oferta de serviços de Saúde e Segurança do Trabalho, de exames ocupacionais. O H²V pode descarbonizar todas as indústrias. É nisso que a FIEC – por meio do Sesi, do Senai e do IEL – comandada pelo presidente Ricardo Cavalcante, vem trabalhando arduamente nos últimos anos. Hoje, o Ceará vem sendo apontado como o estado que tem o Hidrogênio Verde mais barato do Brasil. Isso se dá graças ao enorme potencial de energias renováveis (muitas usinas eólicas e solares que demandam profissionais de Segurança do Trabalho), à nossa localização geográfica e ao Porto do Pecém, que tem incentivos fiscais para essa produção. Já são mais de US$ 30 bilhões de investimentos anunciados”, explica Isabela.

Simultaneamente

A programação oficial foi aberta de forma simultânea nos auditórios Waldyr Diogo e José Flávio (ambos da FIEC), quando o procurador do Ministério Público do Trabalho da 7ª Região (MPT-7), Carlos Leonardo Holanda, palestrou sobre ‘O papel do Ministério Público do Trabalho (MPT) na promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis’, ao passo que, no Auditório José Flávio, Roberto César de Moura Silva, engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador da Pós-Graduação em Higiene Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho da Unifor, abordou o tema ‘O papel da higiene ocupacional na prevenção de acidentes de trabalho e de doenças relacionadas ao trabalho’.

Desembargador Francisco José: Poder Judiciário deve falar com a sociedade

O desembargador e líder do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), Francisco José Gomes da Silva, falou sobre o tema ‘O programa Trabalho Seguro e o papel do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis’, ampliando a discussão para o combate ao trabalho escravo (ou análogo à escravidão). “Essa parceria que temos hoje, entre Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, FIEC e Sesi, é fruto de uma mudança de pensamento do Poder Judiciário, que agora quer ter uma interlocução com a sociedade, dividindo a responsabilidade social. A nossa ideia é que consigamos fazer um movimento nacional, a partir do Ceará, para diminuir a quantidade de acidentes de trabalho e erradicar o trabalho escravo em nosso Estado. E tenho um compromisso formal do presidente Ricardo Cavalcante de lutar contra o trabalho escravo, a quem agradeço”.

Auditórios lotados na FIEC foram a marca principal do evento realizado nesta quinta-feira, na FIEC

Mais notícias

Ver tudo de IN Business