INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

FIEC, Sinduscon e Sesi fecham parceria para implementar o BIM Colaborativo

Por Marcelo - Em 12/11/2020 às 8:40 PM

A FIEC, o Sinduscon-CE e o Sesi Ceará assinaram uma parceria que visa disseminar a introdução do Building Information Modeling nas micro, pequenas e médias empresas cearenses, por meio da implementação do BIM Colaborativo. O fechamento do convênio foi realizado nesta quinta-feira (12), na Casa da Indústria.

Parceria entre as três entidades foi assinada na Casa da Indústria                  Foto: Divulgação

Afinal, dentre as principais vantagens do BIM estão o planejamento eficaz, banco de dados único, redução de custos e otimização do tempo, fazendo com que seja considerado a espinha dorsal da revolução tecnológica na construção civil. O sistema permite criar, digitalmente, um ou mais modelos precisos de uma construção.

O documento foi assinado pelos presidentes da FIEC e do Sinduscon-CE, Ricardo Cavalcante e Patriolino Dias, além da superintendente do Sesi Ceará, Veridiana Soárez. A ideia é viabilizar a introdução do BIM no cotidiano das empresas, com o objetivo de alavancar o setor imobiliário do Estado.

“A FIEC fica honrada em poder apoiar um projeto tão inovador como este. É importante apoiar os nossos sindicatos. Eles têm feito muito em prol da sobrevida e do sucesso das empresas, que geram emprego e fazem a roda da economia girar”, afirmou Ricardo Cavalcante.

Devido às características e complexidade do BIM, a sua implantação se torna um processo arriscado para ser encarado de forma isolada, necessitando de orientação especializada. “As empresas que utilizam o BIM têm grande vantagem competitiva em comparação às demais, por conseguir um novo patamar de qualidade e competitividade”, destacou o Patriolino Dias.

Para Veridiana Soárez, o projeto renderá bons resultados. “É fundamental para o Sesi Ceará estreitar a parceria com o Inovacon, que é o braço de inovação do Sinduscon-CE, e ainda auxiliar as nossas indústrias no aumento da produtividade e, consequentemente, competitividade industrial”, completou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business