CONSULTORIA DO MTUR

Fortaleza cumpre mais uma etapa para obter a certificação de Destino Turístico Inteligente

Por Redação - Em 20/10/2023 às 5:37 PM

Orla De Fortaleza Beira Mar Fco Fontenele

A capital cearense recebeu consultoria do MTur para acompanhar e provocar uma evolução turística FOTO: Fco Fontenele

Fortaleza concluiu mais uma etapa para obter a certificação Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). A capital cearense é uma das dez cidades brasileiras escolhidas pelo Ministério do Turismo (MTur) para receber a certificação. Fortaleza e os demais municípios selecionados receberam a equipe técnica do Ministério para dar andamento à implantação dos Planos de Transformação dos locais.

Segundo o Ministério do Turismo, representantes de Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS), Vila Velha (ES), Bonito (MG), Joinville (SC), São Luís (MA), Santos (SP), Ponta Grossa (SC) e Goiânia (GO) receberam capacitações, juntamente com outras autoridades (prefeituras, secretarias, instituições públicas e privadas, além do trade local), com foco nos pilares estratégicos de governança, acessibilidade, tecnologia, inovação, sustentabilidade, segurança, criatividade, promoção e marketing, e mobilidade e transporte.

Por três dias, além da capacitações e reuniões, os municípios proporcionaram visitas técnicas em seus principais pontos turísticos e puderam mostrar as ações que já vêm sendo realizadas e que são primordiais para o atendimento das metas dos Planos de Transformação.

O objetivo da consultoria é acompanhar e provocar uma evolução turística, tendo em vista o trabalho realizado em nove eixos estratégicos para o desenvolvimento sustentável e responsável de cada um dos destinos e para que cada um deles receba o seu certificado de DTI em Transformação ao finalizarem a elaboração da sua matriz.

A implantação da estratégia DTI no Brasil é dividida em dois ciclos: no primeiro, é feito um diagnóstico, uma capacitação e um planejamento, onde é conhecida a situação em que a cidade se encontra, sendo o ponto de partida para o desenho de um Plano de Transformação que vai apoiar o município a se transformar, de fato, em um DTI.

Já a segunda etapa consiste em realizar a execução das ações contidas no Plano para que o município consiga o Selo DTI Brasil, que pode ser obtido após o destino passar por uma auditoria realizada por técnicos do Ministério do Turismo junto a um ou mais representantes do Instituto Ciudades del Futuro – parceiro do MTur nesta iniciativa. A partir daí, a cidade entra em um processo de melhoria contínua, ampliando sua capacidade de enfrentar novos desafios sociais, políticos, tecnológicos e econômicos.

“Os destinos estão comprometidos e trabalhando para que todos os 105 requisitos contidos na metodologia DTI Brasil sejam alcançados com sucesso. É mais uma ação para potencializarmos os atrativos locais, ajudando os municípios a melhorarem a sua competitividade turística e, consequentemente, movimentarem a economia e contribuírem para o aumento da geração de emprego e renda por meio do turismo”, ressaltou Bárbara Blaudt, Diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade no Turismo do MTur.

Para ser um Destino Turístico Inteligente, o município precisa ser um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes. (Com Ministério do Turismo)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business