DADOS DO CAGED

Fortaleza é a terceira capital do Brasil na geração de postos de trabalho formais

Por Marcelo - Em 02/10/2023 às 6:34 PM

Fortaleza segue em destaque nacional quando o assunto é geração de emprego com carteira assinada, ao alcançar um saldo de 5.209 postos de trabalho, entre admissões (30.305) e desligamentos (25.096), no último mês de agosto. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta segunda-feira (2), a capital cearense é a terceira do Brasil em geração de empregos formais, ficando atrás apenas de São Paulo (23.777) e do Rio de Janeiro (9.539).

Fortaleza se destaca na geração de postos de trabalho formais no Brasil

Do saldo global de empregos gerados no Ceará (10.932), Fortaleza foi o município que liderou a geração de postos de trabalho com carteira assinada, e respondeu por 47,6% das vagas. Outros municípios cearenses que também se destacaram no quesito saldo positivo de emprego foram os seguintes: Sobral (628), Juazeiro do Norte (525), Limoeiro do Norte (441) e Eusébio (434).

“Isso demonstra, mais uma vez, que a política pública do prefeito José Sarto, que é de apostar no pequeno empreendedor – que gera sete em cada dez empregos -, além de qualificação profissional e crédito orientado vem dando muito certo. É sempre um orgulho acompanhar o destaque da nossa cidade na geração de emprego e na criação de novas empresas. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste”, destaca o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.

Ainda de acordo com o Caged, Fortaleza segue no primeiro lugar em estoque de vagas (682.904) e no saldo de empregos gerados nas regiões Norte e Nordeste. Salvador (3.724) ficou em segundo e Manaus (3.702) em terceiro. O Ceará, no saldo de empregos, ficou em sétimo lugar dentre todos os estados do Brasil, e terceiro dentre os estados do Nordeste. Vale lembrar que os dados do Caged consideram apenas os trabalhadores com carteira assinada, isto é, não incluem os informais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business