DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Fortaleza receberá o I Encontro Regional de Direito Penal Econômico no dia 29

Por Marcelo Cabral - Em 24/10/2025 às 2:01 PM

Bruno Queiroz destaca a relevância do evento e temas que serão abordados                Fotos: Divulgação

Fortaleza sediará o I Encontro Regional de Direito Penal Econômico, na próxima quarta-feira (29), um evento de grande relevância para a comunidade jurídica do Nordeste. Correalizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Direito Penal Econômico (INEDIPE) e o Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico (IBDPE), a iniciativa reunirá alguns dos mais destacados nomes da área para debater os desafios contemporâneos do Direito Penal Econômico no Brasil.

Com início marcado para as 19 horas, a mesa de abertura contará com as presenças de Bruno Queiroz e Rafael Guedes de Castro, presidentes do INEDIPE e do IBDPE, respectivamente; Keyty Saboya, conselheira do IBDPE; Ilana Martins, diretora do INEDIPE, e Waldir Xavier, presidente da Comissão Direito Penal Empresarial do Conselho Federal da OAB e integrante do INEDIPE. O evento acontecerá na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O evento contará com uma palestra do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O grupo, formado por juristas de reconhecida atuação acadêmica e profissional, promete uma discussão profunda e atualizada sobre o papel do Direito Penal Econômico na defesa da ordem econômica e financeira do País.

Integração regional e fortalecimento institucional

O evento marca um importante passo na integração regional das instituições dedicadas ao estudo e desenvolvimento do Direito Penal Econômico, reforçando a necessidade de uma abordagem técnico-científica frente aos complexos crimes econômicos que desafiam o sistema de justiça.
Segundo os organizadores, a proposta é estreitar o diálogo entre estudiosos, magistrados, advogados e estudantes, promovendo um ambiente de troca de experiências e construção de conhecimento crítico e qualificado.

Com um formato dinâmico e uma curadoria criteriosa de temas e convidados, o encontro promete ser um marco no calendário jurídico da Região Nordeste e um ponto de convergência entre teoria e prática, reforçando o compromisso com um Direito Penal moderno, responsável e atento às transformações econômicas e sociais do País.

Eventos do INEDIPE são prestigiados e têm participantes como o ministro Rogério Schietti Cruz, do STJ

Mais notícias

Ver tudo de IN Business