Liderança feminina
Fortune destaca três brasileiras entre as 100 líderes mais influentes do mundo
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 21/05/2025 às 3:31 PM

Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, Lívia Chanes, CEO do Nubank, e Magda Chambriard, presidente da Petrobras, figuram no ranking
O Brasil volta a ocupar lugar de destaque no cenário corporativo internacional com a presença de três executivas na prestigiada lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo nos negócios, divulgada pela revista norte-americana Fortune.
Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, aparece na 64ª colocação. Ela é a primeira mulher a comandar a instituição em seus mais de 200 anos de história. Lívia Chanes, recém-nomeada CEO do Nubank, figura no 91º lugar e representa o protagonismo das fintechs latino-americanas no mercado financeiro global. Já Magda Chambriard, que assumiu a presidência da Petrobras em 2024, fecha a participação brasileira na 95ª posição.
O ranking, em sua 28ª edição, destaca lideranças femininas que não apenas ocupam cargos de alta gestão, mas também influenciam decisões estratégicas em setores-chave da economia global. Ao todo, 19 países estão representados, com forte predominância dos Estados Unidos — que concentram mais da metade das indicadas.
A seleção da Fortune considera critérios como o alcance dos negócios sob gestão, desempenho financeiro, trajetória de carreira e impacto social. A presença brasileira na lista reforça o avanço — ainda desigual — da participação feminina no topo do comando empresarial, especialmente em setores tradicionalmente liderados por homens, como energia e finanças.
Mais notícias
ABECS



























