PODER LEGISLATIVO

Gardel Rolim destaca importância da parceria entre setores público e privado

Por Marcelo - Em 26/04/2024 às 5:13 PM

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim, participou da edição desta sexta-feira (26), do Flash Imobiliário, apresentado pelo empresário Ricardo Bezerra, sócio-diretor da Lopes Immobilis. Em sua fala, destacou ser muito importante o estabelecimento de parcerias entre as iniciativas pública e privada, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da capital cearense, e a construção civil é sua principal impulsionadora.

Gardel Rolim ouviu algumas demandas do setor construtivo cearense

“Fortaleza tem vivido um momento de investimento público e privado muito grande. Só no último ano a CMFor aprovou mais de R$ 2 bilhões à Prefeitura para que ela capte recursos de financiamento externo para investia na cidade na construção de novas praças, escolas, creches, nova Beira-Mar. Um braço importante da construção civil é o setor imobiliário, a moradia para as pessoas. E vim aqui, hoje, para ouvir as demandas desse segmento tão importante, pois é um dos que mais movimenta a economia de Fortaleza e sua Região Metropolitana”, explica.

Ele salientou que a Câmara Municipal trata das legislação que regram e normatizam as construções, que geram muito emprego e renda, além de moradia para as pessoas. Por isso ressalta que precisa ouvir todas as demandas do setor construtivo, a fim de traçar novas estratégias, definir prioridades, firmar parcerias, visando trazer cada vez mais investimentos para Fortaleza. E já ouviu algumas reivindicações dos construtores, que não haja limite de gabarito (altura dos edifícios) e flexibilidade com relação aos recuos dessas edificações.

Plano Diretor

Lembrou que a Prefeitura de Fortaleza está desenvolvendo o novo Plano Diretor da capital cearense, numa preparação para a Conferência das Cidades, que será realizada em maio ou junho. “A discussão do novo plano iniciou na Conferência dos Territórios, que são 39 atualmente, houve audiência em cada um deles. A Câmara está participando, entendendo como estão ocorrendo as discussões, mas só entrará de forma legítima neste debate, quando o projeto for tramitar na CMFor. Já fizemos um curso para que assessores, vereadores e sociedade civil entendam o tema para que possamos fazer essa discussão e entregar para a cidade um Plano Diretor que garanta o desenvolvimento econômico e social, preservando o meio ambiente“, afirma.

O presidente da CMFor fez questão de registrar o projeto de sua autoria, permitindo a construção de loteamentos fechados de alto padrão na Capital, que estavam sendo implantados na Região Metropolitana, mas precisavam ocorrer aqui também. “Sou vereador de Fortaleza, então todo esforço que eu puder fazer para a gente concentrar, melhorar, avançar em Fortaleza, eu devo fazer. Quando pensamos em criar uma legislação permitindo estes loteamentos na Capital, é para a gente poder ter esses equipamentos aqui e não apenas na RMF. E que isso se reflita não apenas no mercado imobiliário, mas em toda a economia”, destaca.

O chefe do Poder Legislativo municipal lembrou que desde o início de sua gestão, em janeiro de 2023, a CMFor já aprovou 16 leis que alteram o plano diretor e cada uma delas faz várias alterações. “A gente tem um Plano Diretor que eu acho ultrapassado, mas o cenário em 2009 era bem diferente, a gente precisa atualizá-lo. Fortaleza vive um outro momento, é o maior PIB do Nordeste e precisamos manter os moradores em Fortaleza, o máximo que a gente puder, assim como os investimentos“, completa Gardel Rolim.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business