Tribunal Europeu

Google deve remover dados pessoais caso seja comprovado a sua imprecisão

Por anamaria - Em 08/12/2022 às 6:32 PM

Google Deverá Excluir Os Dados Dos Resultados De Busca Online Se Os Usuários Puderem Provar Que São Imprecisos. Foto Divulgação

Google deverá excluir os dados dos resultados de busca online se os usuários puderem provar que são imprecisos – Foto divulgação

Conforme informou o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), nesta quinta-feira (8), o Google, da Alphabet, deverá excluir os dados dos resultados de busca online se os usuários puderem provar que são imprecisos. A medida gerou polêmica entre os defensores da liberdade de expressão e os que levantam a bandeira dos direitos de privacidade.

A decisão do TJUE teve como base o caso de dois executivos de um grupo de empresas de investimento que solicitaram ao Google para remover resultados de pesquisa que vinculavam seus nomes a alguns artigos que criticavam o modelo de investimento do grupo. Na queixa, os empresários também solicitaram que fossem removidas fotos da empresa em miniatura.

Diante da polêmica, um tribunal alemão buscou orientação do TJUE sobre o equilíbrio entre o direito ao esquecimento e o direito à liberdade de expressão e informação. “O operador de um mecanismo de busca deve desreferenciar informações encontradas no conteúdo referenciado quando a pessoa que solicita a desreferenciação provar que tal informação é evidentemente imprecisa”, afirmou o Tribunal de Justiça da União Europeia.

Essa discussão sobre o “direito das pessoas de serem esquecidas online’, ou seja, que elas possam ser capazes de remover seus rastros digitais da internet, já vem gerando muitos debates nos últimos anos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business