EXPOLOG

Governo do Ceará apresenta potencial logístico na maior feira do setor no Norte/Nordeste

Por Redação - Em 23/11/2023 às 4:40 PM

Governo Do Ceará Apresenta Potencial Logístico Na Maior Feira Do Setor No Norte Nordeste

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e do Complexo do Pecém, apresenta seus potenciais e diferenciais competitivos na 18ª edição da Expolog – Feira Internacional de Logística, maior feira de logística do Norte/Nordeste, que acontece nesta quarta (22) e quinta-feira (23), no Centro de Eventos do Ceará.

O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou da cerimônia de abertura do evento, que neste ano tem como tema central “Governança e Logística para a Transição Energética”, uma das principais bandeiras do Governo do Ceará.

“Estamos passando por uma era de transição energética, em que a busca por fontes de energia limpas e sustentáveis tornou-se uma prioridade global, e que terá impacto no futuro de todos nós. O potencial do Ceará nesse cenário de transição energética é um grande destaque nacional e internacional, pois nosso estado possui recursos naturais abundantes, que são essenciais para a geração de energia renovável. O hidrogênio verde tem se destacado como uma alternativa viável e promissora para impulsionar essa transição energética, e o Ceará tem todas as condições para se tornar um líder nesse mercado emergente”, ressalta Hugo Figueirêdo.

Governo Do Ceará Apresenta Potencial Logístico Na Maior Feira Do Setor No Norte Nordeste2

A Expolog reúne empresários, investidores e profissionais de logística com atuação no mercado nacional e internacional. Para fortalecer seu networking e consolidar novos investimentos no Estado, o Governo do Ceará participa como expositor do evento, em um estande compartilhado entre SDE, Adece e Complexo do Pecém, que é formado por uma área industrial, pelo Porto do Pecém e pela Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.

“O evento é um dos mais renomados do país no segmento e a Adece participa por mais um ano reunindo os principais players no stand, apoiando rodadas de negócios em parceria com a SDE e discutindo, por meio de um painel, as exportações. O Ceará está preparado para realizar grandes negócios e nossa estrutura está montada no evento para gerar esse networking”, afirma o presidente da Adece, Danilo Serpa.

ZPE Ceará é destaque em painel

Primeira Zona de Processamento de Exportação a entrar em operação no Brasil, a ZPE Ceará foi um dos destaques nesse primeiro dia de Expolog. O presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves, apresentou a infraestrutura e os diferenciais da free trade zone do Complexo do Pecém no painel “Zonas de Processamento de Exportação – Estágio Atual dos Investimentos e Resultados”, na qual também atuou como moderador. Além de Eduardo, também participaram do painel Expedito Parente Júnior, diretor de Suporte à Infraestrutura e Patrimônio da Adece; Clóvis Cintra, secretário-executivo do CZPE; Álvaro Noletto, presidente da ZPE Piauí; e Adilson Reis, presidente da ZPE de Cáceres (MT).

“A ZPE Ceará, que neste ano completou 10 anos de operação e possui uma logística totalmente integrada com o Porto do Pecém, é a maior prova de que a política pública de ZPEs pode mudar e transformar uma economia local. Vivemos uma revolução na economia cearense com o advento da siderúrgica e, agora, o Governo do Ceará já projeta um novo avanço significativo com o Hub de Hidrogênio Verde, que trará investimentos robustos para o nosso Estado e terá suas unidades fabris instaladas dentro do setor 2 da ZPE Ceará” destaca Eduardo Neves.

Rodada de negócios

Com o intuito de fomentar negócios durante o evento, a SDE realiza, nos dois dias de Expolog, a Rodada de Negócios para o Setor de Logística. As inscrições foram feitas por edital e, neste ano, a rodada conta com a participação de 12 empresas âncoras.

Esta é a quarta edição da Rodada de Negócios durante o evento. Em 2022, 10 empresas âncoras, 29 empresas fornecedoras e mais de 60 pessoas participaram. A rodada de negócios conta, ainda, com encontros bilaterais. Somente no ano passado, 37 encontros foram realizados.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business