CONECTIVIDADE AÉREA

Governo do Ceará e Latam fecham rota São Paulo-Juazeiro do Norte-Fortaleza

Por Marcelo Cabral - Em 07/02/2025 às 11:19 AM

O Governo do Ceará e a Latam Brasil anunciaram nesta sexta-feira (7), a operação da nova Rota São Paulo-Juazeiro do Norte-Fortaleza, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio da Abolição. A operação inicia no próximo mês de junho, com quatro voos por semana. Caso a demanda supere as expectativas, há a possibilidade de haver uma ampliação para voos diários.

Eduardo Bismarck, Elmano de Freitas e Eduardo Macedo durante coletiva de imprensa                                                                        Foto: Aldaília Bongiovi

A divulgação foi realizada pelo governador Elmano de Freitas, que estava acompanhado do Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, e o titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), Eduardo Bismarck. A nova rota fortalece a malha aérea do Cariri, garantindo mais opções de deslocamento aéreo tanto para passageiros que viajam a negócios quanto para o turismo regional.

O chefe do executivo Estadual destacou o trabalho para garantir a rota aérea entre Fortaleza e Cariri, que tem potencial no turismo cultural e religioso, na pesquisa científica na Bacia do Araripe e nos negócios. “A Latam já faz um voo de São Paulo para Juazeiro e, a partir de junho, passará a ter um voo de Juazeiro para Fortaleza e Fortaleza para Juazeiro. Assim, temos uma perspectiva de solução para a Região do Cariri, que tinha essa questão (ausência recente de rota)”, afirma.

A nova frequência será realizada em voos diurnos, utilizando aeronaves com capacidade para 186 passageiros, oferecendo mais conforto e comodidade para os moradores da Região Sul do Ceará, especialmente o Cariri, além de estados vizinhos. Afinal, com as ligações para Fortaleza e Guarulhos, as conexões com outros voos domésticos e até internacionais terá forte expansão.

Articulações governamentais

O investimento é fruto de articulações do Governo do Estado com a companhia aérea, visando ampliar as opções de transporte e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Com essa nova operação, Juazeiro do Norte se consolida como um polo estratégico para a aviação regional, facilitando o acesso ao interior do Ceará e reforçando sua importância no cenário aéreo nacional.

O titular da Setur-CE falou sobre o impacto regional da rota para o Cariri. “É uma conectividade fundamental para a população do Cariri e de estados vizinhos, que podem embarcar e ter conectividade tanto através do Aeroporto de Guarulhos, que é o maior Hub aéreo do Brasil, quanto de Fortaleza, que é o maior do Nordeste”, destaca Eduardo Bismarck.

A nova rota também traz uma maior mobilidade para os moradores da Região do Cariri, depois que a Azul Linhas Aéreas anunciou, no mês passado, a decisão de encerrar os voos que conectam Juazeiro do Norte a Fortaleza e a Recife, a partir do mês que vem. Ficando apenas com a operação ligando o Cariri ao seu Hub localizado no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business