EVITAR AUMENTOS

Governo estuda subsidiar diesel, gasolina e gás devido à alta do petróleo Brent

Por Marcelo - Em 07/03/2022 às 1:24 PM

A alta no preço do petróleo tipo Brent, que chegou a quase US$ 140,00 no mercado internacional por causa da invasão da Ucrânia por tropas da Rússia, está levando o Governo Federal a estudar a possibilidade de haver a implantação de um programa temporário de subsídios para o óleo diesel, a gasolina e o gás de cozinha (GLP).

Preço do petróleo vem em elevação constante nas últimas semanas                  Foto: Divulgação

O presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna está conversando com setores do Governo Federal para que este problema seja analisado em detalhes, uma vez que o repasse dos aumentos do preço do petróleo não poderá ser realizado para o valor dos combustíveis de imediato.

A ideia inicial seria recriar o programa de subvenção para o óleo diesel, semelhante ao criado pelo ex-presidente Michel Temer, lançado em 2018 por um período de seis meses, devido à greve dos caminhoneiros. Além disso, será analisada a possibilidade de os dividendos da Petrobras possam ser usados no financiamento da medida.

Silva e Luna chegou a cancelar uma viagem para participar de um evento do setor petrolífero nos Estados Unidos, com representantes da Casa Civil, além dos ministérios da Economia e de Minas e Energia. Ainda hoje uma nova reunião deve ser marcada para definir detalhes. No caso do susbídio do Governo Temer, foram desembolsados cerca de R$ 6,8 bilhões.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business