RELAÇÕES COMERCIAIS
Governo vai regulamentar Lei da Reciprocidade e pode reagir à tarifa dos EUA
Por Redação - Em 14/07/2025 às 1:00 PM

A medida é uma resposta à tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump,
O governo federal deve publicar até esta terça-feira (15) o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade, que autoriza o Brasil a adotar medidas contra países que impuserem barreiras comerciais ao país. A informação foi confirmada pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin.
A medida é uma resposta à tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Caso os EUA mantenham a decisão, o Brasil estuda retaliar com tarifas equivalentes ou outras restrições comerciais.
“O Congresso já aprovou a lei. Agora vamos regulamentar para permitir medidas tarifárias e não tarifárias. A regra é clara: se taxarem lá, também vamos taxar aqui”, disse Alckmin.
O governo também pretende levar o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo Alckmin, a medida americana prejudica não só o Brasil, mas também o consumidor dos Estados Unidos.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que um grupo de trabalho foi criado para definir a estratégia de reação, com participação dos ministérios da Indústria, Relações Institucionais e Fazenda. As medidas devem ser finalizadas até 1º de agosto, quando a tarifa americana está prevista para entrar em vigor.
Mais notícias
Posse em janeiro




























