NA ZPE CEARÁ

Hub de H²V: Setores público e privado debatem qualificação de mão de obra

Por Marcelo - Em 30/04/2024 às 2:27 PM

O Comitê de Desenvolvimento de Áreas de ZPE reuniu representantes dos setores público e privado para discutir a qualificação de mão de obra local para atender as demandas dos grandes investimentos que estão chegando ao Ceará nos próximos anos, como as oportunidades advindas do Hub de Hidrogênio Verde (H²V) que será instalado no Complexo do Pecém. O encontro aconteceu na sede da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.

Participaram representantes do Sesi e do Senai; das prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante; do Complexo do Pecém, da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que apresentaram suas iniciativas de fomento à capacitação em áreas como energias renováveis e hidrogênio. Somente com o Hub de H2V, a estimativa do complexo é duplicar a quantidade de empregos atualmente gerados na região, que é de 80 mil diretos e indiretos.

Representantes dos setores público e privado estiveram reunidos na sede da ZPE Ceará

“A criação desse comitê tem o objetivo de ampliar a sinergia entre as entidades envolvidas no desenvolvimento da região do Complexo do Pecém, em especial nas áreas de ZPE. O principal propósito é gerar unidade entre todos os entes envolvidos nos investimentos que estão acontecendo e irão acontecer na região, gerando mais empregos e renda para a população local. Pensar em qualificação, em capacitação de mão de obra, é fundamental para que os cearenses efetivamente aproveitem as oportunidades que estão chegando com a economia verde”, destaca o presidente da ZPE Ceará, Hélio Winston Leitão.

De acordo com o diretor Regional do Senai Ceará e superintendente do Sesi Ceará, Paulo André Holanda, a iniciativa da ZPE é oportuna para que os envolvidos nos projetos relacionados à transição energética possam avançar em pautas estratégicas, como a capacitação. “Todas essas grandes empresas globais, quando sinalizam um investimento no Estado, perguntam sobre a mão de obra capacitada local. Promover a junção das instituições que podem ofertar essas qualificações, assim como ouvir o que os municípios estão fazendo e demandando, é fundamental para o sucesso desses projetos”, afirma.

Hub de H²V

Lançado pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com o Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Estado (FIEC) e Universidade Federal do Ceará (UFC), o Hub de Hidrogênio Verde visa transformar o Pecém em um grande fornecedor global deste tipo de combustível. Com isso vai gerar emprego e renda para os cerense, além de contribuir para a descarbonização global, por meio da transição energética.

Até o momento, já foram assinados 36 Memorandos de Entendimento (MoUs) para a implantação de projetos de hidrogênio e amônia verde no Pecém, principalmente na área da ZPE Ceará. E seis pré-contratos já foram firmados com grandes players globais, correspondendo a investimentos de aproximadamente a US$ 10 bilhões, numa área que já foi reservada no Setor 2 da ZPE Ceará, com mais de 300 hectares.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business