INVESTIMENTOS BILIONÁRIOS

Hub de H2V destacado pela governadora Izolda Cela durante solenidade na FIEC

Por Marcelo - Em 16/12/2022 às 6:16 PM

A governadora Izolda Cela destacou nesta sexta-feira (16), durante almoço organizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), pelo presidente Ricardo Cavalcante, a grande parceria existente no Estado entre o poder público e a iniciativa privada, que tem trazido inúmeros benefícios para a população cearense. Dentre eles a implantação do Hub de Hidrogênio Verde (H2V), na região do Complexo do Pecém, que somente no ano que vem começará a receber significativos investimentos privados, superiores a R$ 5 bilhões, por parte de grandes players nacionais e internacionais.

Izolda Cela falou sobre o grande potencial do Ceará em almoço na Fiec               Foto: Portal IN

Vale destacar que já são 24 Memorandos de Entendimento assinados – dois deles já são contratos, conforme o próprio presidente da FIEC revelou em evento esta semana -, que devem gerar uma grande transformação econômica no Estado nos próximos anos, já a partir do segundo semestre de 2023. O Hub é uma ação coordenada pelo Governo do Ceará, contando com total apoio do setor empresarial cearense, bem como as universidades.

“Eu escolhi a COP27, inclusive, para fechar mais ainda o compromisso de pré-contrato com uma empresa de produção de Hidrogênio Verde, australiana, que vem com um grande investimento nesta área. Mas temos outros memorandos tanto relativos a Hidrogênio quanto na geração de energia eólica, solar, todo esse potencial que nós possuimos. O Ceará tem a riqueza natural que esse momento de transição energética exige. Estamos situados numa posição geográfica estratégica e temos infraestruturas, como o Porto do Pecém que tem uma parceria com o de Roterdã, que nos dá uma condição diferenciada de sermos, em breve, exportadores de Hidrogênio Verde para a Europa e outros continentes”, destacou a chefe do Poder Executivo estadual.

Ricardo Cavalcante e Izolda Cela, pouco antes do início da solenidade na FIEC

O presidente da FIEC comemorou a primeira molécula de H2V produzida na região do Complexo do Pecém, pela empresa Energias do Brasil (EDP Brasil) em sua unidade termelétrica ali instalada, que conta com um Projeto Piloto de Hidrogênio Verde, fruto de um investimento de R$ 42 milhões. O lançamento oficial da usina de produção de H2V deve acontecer no mês que vem. Trata-se da primeira molécula de H2V produzida no Brasil e que representa a transformação de um planejamento estratégico que se torna realidade.

“Acho que esse é o primeiro fruto que a gente está colhendo nesse processo de Hidrogênio Verde, sendo a primeira molécula processada no Ceará, pela EDP. A gente fica muito feliz e é uma sinalização de tudo o que está vindo, que vai chegar numa velocidade muito grande e vai transformar o PIB cearense. Vejo que a EDP está fazendo esse trabalho e, a partir do meio do ano que vem, iniciam grandes obras na área do Porto do Pecém. Isso vai ser uma nova virada na situação socioeconômica do Estado do Ceará. Acho que a gente vai ter muito crescimento daqui para a frente. Temos de ter união, trabalhar o Governo, as entidades de classe, as universidades, para que a gente possa receber esses grandes empresários do mundo todo, da forma como eles merecem, especial”, afirmou Ricardo Cavalcante.

Danniel Oliveira, Eunício Oliveira, Eduardo Bismarck e o empresário Pompeu Vasconcelos

O Almoço com a Governadora Izolda Cela reuniu cerca de 500 pessoas na Casa da Indústria e, além de empresários, diretores da FIEC, presidentes e representantes de sindicatos a ela associados, contou ainda com a participação de uma grande número de políticos cearenses, como o ex-governador e senador eleito Camilo Santana; o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas; o deputado federal eleito, Eunício Oliveira; o senador Júlio Ventura; o deputado federal Eduardo Bismarck; o deputado estadual Danniel Oliveira; secretários de Estado; o prefeito José Sarto; o desembargador federal Cid Marconi, além de muitas outras autoridades civis e militares.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business