
CENÁRIO DESAFIADOR
Incertezas econômicas e juros altos afetam confiança empresarial no Brasil e no mundo
Por Redação - Em 22/05/2025 às 12:01 AM

Entre os setores mais impactados, estão a indústria e o varejo, que já observam queda nas vendas e no consumo FOTO: Freepik
A confiança empresarial no Brasil e em diversas partes do mundo apresentou queda no início de 2025, conforme levantamento exclusivo da Grant Thornton para a CNN. O índice de otimismo no Brasil recuou de 74% no final de 2024 para 61% no primeiro trimestre deste ano, colocando o país na 26ª posição no ranking global, abaixo da 10ª posição registrada no final do ano passado.
A pesquisa revelou que, globalmente, a confiança também teve uma redução pela primeira vez em dois anos, caindo de 76% para 73%. Na América do Sul, o declínio foi ainda mais acentuado, com uma perda de 10 pontos percentuais, ficando em 63%.
Esse cenário de queda na confiança empresarial é atribuído a uma combinação de fatores, incluindo altas taxas de juros, inflação persistente, incertezas regulatórias, tarifas comerciais e tensões geopolíticas. De acordo com a pesquisa, 55% dos entrevistados citaram a incerteza econômica como sua principal preocupação, seguida por dificuldades no acesso a financiamento, aumento de regulação e pressões competitivas.
O CEO da Grant Thornton, Daniel Maranhão, destacou que a alta taxa de juros afeta principalmente as empresas endividadas ou aquelas que necessitam de capital de giro. Ele também ressaltou os riscos de um novo aumento da inflação devido a possíveis tensões comerciais.
Entre os setores mais impactados, estão a indústria e o varejo, que já observam queda nas vendas e no consumo, devido ao aumento da inadimplência das famílias e à diminuição do crédito. Por outro lado, áreas como saúde, tecnologia e serviços digitais, que enfrentam menos restrições e dependem menos das cadeias de suprimento internacionais, apresentam uma estabilidade maior no desempenho.
Mais notícias


É o Amor
