MISSÃO EM BARCELONA

Industrial catalão abre o dia da imersão da FIEC ao ecossistema de inovação

Por Marcelo - Em 14/09/2022 às 9:09 PM

A imersão ao ecossistema de inovação em Barcelona, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com a Universidade La Salle, prosseguiu nesta quarta-feira (14) com o módulo sobre inovação corporativa e empreendedorismo digital. A abertura do encontro foi feita pelo industrial catalão Ramon Térmens, presidente do Grupo Taurus, dono da Mallory, um dos principais investimentos catalães no Ceará.

Ricardo Cavalcante ressaltou a atuação de Ramon Térmens no Ceará                Foto: Divulgação

Ramon Térmens contou a trajetória do Grupo e ressaltou a importância do compromisso social das empresas, de uma maneira geral, afirmando que os negócios são peças-chave na geração de oportunidades e no desenvolvimento das pessoas. Ele citou o exemplo do Ceará, onde a Mallory instalou uma linha de montagem de ventiladores dentro do presídio feminino Instituto Penal Auri Moura Costa, em Itaitinga. Térmens explicou ainda que um dos fatores que levou à instalação de uma planta da Mallory no Ceará, em 2002, foi o desejo de contribuir com a melhoria da vida das pessoas. O objetivo, segundo o empresário, era ter relevância no desenvolvimento do Estado e criar oportunidades para os cearenses.

O presidente da FIEC destacou a participação do industrial catalão, ressaltando que ela engrandeceu ainda mais os aprendizados da imersão. Para Ricardo Cavalcante, a Mallory é uma empresa que realmente faz a diferença e contribui enormemente para o desenvolvimento econômico do Estado. Em seguida, teve início a aula sobre Corporate Venture e Empreendedorismo Corporativo, ministrada pelo professor da La Salle, Javier de La Ossa. O professor abordou diversos conceitos do Corporate Venture, que é uma estratégia aplicada por quem quer dinamizar o processo de inovação. Geralmente, o negócio entra em conexão direta com uma startup para captar uma nova tecnologia ou modelo de negócio.

“O professor focou no mundo das startups, trazendo conceitos e várias ferramentas. Vimos todo o processo de maturação e desenvolvimento de uma startup para entender desde o seu nascedouro até o momento de definição pela continuidade ou não do negócio, visando escalabilidade, a sua estruturação como empresa ou simplesmente o lançamento de uma solução para o mercado”, resumiu a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.

Após a aula, a visita para aplicação dos conteúdos no terceiro dia de imersão foi na Mobile World Capital Barcelona, uma iniciativa que impulsiona o desenvolvimento digital da sociedade e ajuda a melhorar a vida das pessoas globalmente. Entre outras ações, conecta talentos das universidades e centros de pesquisas a empreendedores para criar startups disruptivas, de base tecnológica, com o objetivo de enfrentar os desafios da sociedade e da indústria.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business