PRAZO MENOR ESTE ANO

Investidores em criptoativos e ações devem ficar atentos ao declarar o IRPF

Por Marcelo - Em 04/03/2022 às 11:12 AM

Os investidores de criptoativos, ações e moedas digitais devem ficar atentos ao Imposto de Renda Pessoa Física deste ano (IRPF-2022), cujo prazo de entrega das declarações será aberto na próxima segunda-feira (7) e se encerra no dia 29 de abril. Afinal, este ano, será mais curto que nos anteriores, quando foi estendido devido à pandemia de Covid-19.

Os impostos serão cobrados se o investimento em criptoativos ultrapassar o limite mensal de isenção de R$ 35 mil. Acima disso, a Receita Federal passa a tributar de forma progressiva de acordo com o ganho de capital. Durante o preenchimento do informe é necessário ter muita atenção para não cair na malha fina, por isso, o mais sensato é procurar um profissional contábil para auxiliar a melhor maneira de declarar os seus criptoativos.

Pinheiro Júnior ressalta que é preciso atenção aos criptoativos                         Foto: Divulgação

De acordo com Francisco Pinheiro Moreira Júnior, presidente da Comissão de Contabilidade de Investimentos do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), o maior cuidado é a parte da organização dos investimentos, pois muita gente não tem o controle para fazer uma planilha dos seus lucros ou prejuízos. “E somente nessa época da declaração vão atrás de notas de corretagem e taxas de administração, então às vezes não dá tempo ou não sabem fazer isso de maneira correta. E também tem o IR retido na fonte, que eles precisam estar muito atentos”, informou.

Outro ponto destacado é o saldo de todos os investimentos em 31 de dezembro, especialmente quando se trata de ações de companhias listadas em bolsa. Nesse caso, é preciso uma atenção muito especial, pois o montante a ser declarado não é com base no valor atual dos papéis, mas sim no último dia do ano passado, que é o ano-base da declaração a ser realizada.

Também é preciso que o contribuinte fique atento aos rendimentos, pois muitas ações acabam gerando rendimentos, que são tributados na fonte, de forma exclusiva. Então é necessário verificar de maneira muito precisa quanto foi gerado de rendimento, a fim de evitar um lançamento errado, que pode levar à malha fina da Receita Federal.

“Vale ressaltar que, atualmente, é muito fácil realizar a declaração, que está pré-preenchida no site da Receita. Mas ter uma assessoria contábil é importante para realizar uma verificação e, inclusive, fazer com que o contribuinte possa pagar menos ou receber mais, sempre dentro da legislação em vigor no Brasil”, completou Pinheiro Júnior.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business