OPERAÇÃO COMPARTILHADA

Ipiranga investe R$ 80 milhões e abre nova base de distribuição em Fortaleza

Por Marcelo - Em 13/02/2023 às 5:45 PM

Como parte de seu plano de expansão e eficiência logística, a Ipiranga inaugurou nesta segunda-feira (13), sua nova base de distribuição de combustíveis em Fortaleza, no Porto de Mucuripe. A unidade será operada de forma compartilhada, por meio de um pool com a empresa SP Combustíveis, originária do Ceará.

Ipiranga construiu uma nova base operacional no Porto do Mucuripe               Foto: Divulgação

A base possui a maior parte de seu funcionamento ocorrendo de forma automatizada, aliando segurança e eficiência. A obra, que representa um investimento de R$ 80 milhões da Ipiranga no Ceará, possui seis lajes de carga e descarga para caminhões-tanque; sistema de telemetria em todos os tanques de armazenamento; e dutos dedicados de gasolina e diesel interligados ao píer do Porto de Mucuripe, cujo suprimento de derivados de petróleo será por meio de navios.

No total, a base de distribuição possui uma capacidade de armazenamento de 21.600m3, o que permitirá à Ipiranga ampliar sua capacidade logística para levar mais combustíveis líquidos não apenas para o Estado do Ceará, mas a todo o Nordeste, contribuindo ainda para reforçar a segurança do abastecimento em uma das regiões mais estratégicas do Brasil.

Para Sebastião Furquim, vice-presidente de Operações e Logística da Ipiranga, a inauguração da base no Porto de Mucuripe é um grande passo estratégico da companhia. “Esta nova unidade reflete o compromisso da empresa em promover ainda mais eficiência operacional e logística de longo prazo. Além disso, este investimento aumenta nossa contribuição para o desenvolvimento da Região Nordeste e das comunidades que vivem no entorno da operação”, afirma Furquim.

Diversidade

A base de distribuição conta ainda com 36% do seu efetivo total de mulheres, sendo mais da metade proveniente do programa “Operação Mulher Fortaleza”, projeto realizado em parceria com o Senai em 2022 para selecionar e formar mulheres operadoras, além de fortalecer a mão de obra regional e a inclusão do público feminino na empresa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business