CENÁRIO ECONÔMICO

Itaú alerta para possível impacto de tarifas dos EUA no crescimento do PIB brasileiro

Por Redação - Em 14/07/2025 às 6:00 PM

Itau Unibanco

A instituição, no entanto, ressalta que essas projeções têm alto grau de incerteza, pois dependem de fatores como realocação do comércio e possíveis retaliações

O Itaú Unibanco estima que a aplicação das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, previstas para começar em 1º de agosto de 2025, pode reduzir o crescimento do PIB brasileiro entre 0,2 e 0,6 ponto percentual ao longo de um ano. A instituição, no entanto, ressalta que essas projeções têm alto grau de incerteza, pois dependem de fatores como realocação do comércio e possíveis retaliações.

Apesar disso, o banco manteve a previsão de crescimento do PIB em 2,2% para 2025 e 1,5% para 2026, ajustando seu balanço de riscos de neutro para baixista devido ao desempenho fraco da economia no segundo trimestre e aos riscos das tarifas. O economista-chefe Mario Mesquita destacou queda na indústria e serviços, além da estabilidade do varejo, que indicam um cenário mais desafiador.

Para o mercado de trabalho, o Itaú projeta taxa de desemprego de 6,4% em 2025 e 6,9% em 2026, prevendo resiliência sustentada pelo setor formal. A instituição também aponta que estímulos ao consumo, como a liberação de precatórios e o aumento das concessões do crédito consignado privado, podem ajudar a compensar a desaceleração econômica na segunda metade de 2025.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business