MAIS SIMPLES

Jucec atualiza programa para agilizar abertura de novas empresas no Ceará

Por Marcelo - Em 31/01/2024 às 5:48 PM

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) disponibiliza novo fluxo para abertura de empresas no Estado, com a recente atualização do Programa Empresa Mais Simples. Por meio de um ambiente que oferece linguagem fácil, interatividade e acessibilidade ao público, o cidadão poderá registrar seu negócio por meio de processo linear de perguntas que simulam uma conversa para coletar os dados necessários à inscrição.

Novo fluxo do Empresa Mais Simples agiliza as formalizações

Na nova versão do sistema, o usuário poderá alternar entre o fluxo rápido e o fluxo tradicional, de acordo com os dados informados durante o processo de abertura. Com o fluxo rápido, a abertura é realizada automaticamente em até cinco minutos sem análise manual, contemplando as licenças de órgãos e prefeituras, apenas para empresas dentro dos requisitos do Empresa Mais Simples.

No fluxo tradicional, o processo é sujeito a análise manual, com possibilidade de automatização em algumas etapas. Nesse caminho, é possível abrir empresas de baixo, médio ou alto risco, e utilizar nome personalizado para a empresa. O serviço está disponível para todos os municípios do Ceará. A transição entre os fluxos é indicada com um aviso no canto superior direito da tela.

Objetivo

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, apresenta a importância da atualização para tornar a experiência do público com o registro empresarial ainda mais prático e acessível. “Atuar na simplificação de etapas e procedimentos é tornar a formalização de empresas mais acessível. Esse é o nosso objetivo, pois acreditamos que isso pode auxiliar o empreendedor cearense e impulsionar novos negócios para o Estado”, afirma.

Carolina Monteiro crê no auxílio aos empreendedores cearenses

Dentre as novidades, a atualização do Empresa Mais Simples oferece vantagens como a possibilidade de sócios com representantes legais cadastrados abrirem empresas pelo sistema; registro por sócios menores de idade; possibilidade de Pessoa Jurídica ser sócia de uma empresa aberta pelo sistema; além de rapidez, praticidade e usabilidade. A nova versão do sistema pode ser utilizada a partir do Portal de Serviços da Jucec, clicando em “Empresa Mais Simples: Quero abrir uma empresa”.

Mais Simples (Fluxo rápido)

Desde o seu lançamento, dez municípios já aderiram ao Empresa Mais Simples para ter acesso ao registro de empresas em até cinco minutos, são eles: Sobral, Aquiraz, Eusébio, Baturité, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Amontada, Mombaça e Acaraú. A integração depende do município atender a requisitos, como: ter viabilidade automática; isenção de taxas na formalização; licenciamento de empresas de baixo risco e integração entre setores que possibilite a emissão da inscrição municipal automaticamente.

Fluxo tradicional

Antes, o cidadão precisava percorrer vários itens dentro do Portal de Serviços para concluir o registro da empresa. Com a atualização do Empresa Mais Simples, o fluxo de todo o procedimento está concentrado em um só lugar, com linguagem mais simples e acessível. O fluxo tradicional pode ocorrer por meio do registro automático ou análise manual. Este fluxo inclui o registro da empresa na Jucec, mas não envolve o licenciamento empresarial.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business