EMPRESAS NO CEARÁ

Jucec quer implantar sistema de análise de dados e inteligência de negócios

Por Marcelo - Em 19/05/2022 às 6:23 PM

A Junta Comercial do Ceará completa 146 anos de atuação nesta quinta-feira (19), e na cerimônia de comemoração a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, anunciou a meta de implantar sistema de interpretação de dados e inteligência de negócios sobre as empresas abertas no Estado.

A instituição acaba de ser reconduzida à presidência do Convênio Empreendedor Digital, que estabeleceu como objetivo para o próximo biênio construir um sistema para geração de dados em tempo real (Business Intelligence – BI), com as informações hospedadas no Sistema de Registro Mercantil.

Maia Júnior destacou o potencial da Jucec de aliar conhecimento e tecnologia

Apenas em 2021, a Jucec registrou 109.995 novas empresas no Ceará. Para conceder a abertura dos empreendimentos, o órgão coleta informações como localização geográfica e atividade econômica, segmento, porte da empresa, entre outros dados cadastrais. Segundo a presidente da Jucec, o objetivo é que a base de dados do sistema possa subsidiar a elaboração de programas de desenvolvimento econômico.

Entre as análises econômicas que podem ser realizadas está a identificação da vocação econômica específica de cada região. A partir do balanço de aberturas e fechamentos de empresas também é possível obter índices de aquecimento ou retração da economia nos municípios. “Os dados da Junta Comercial podem se tornar políticas públicas para geração de negócios e empregos no Ceará”, explica a gestora.

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, destacou o potencial da Jucec de aliar conhecimento e tecnologia, e parabenizou o serviço público prestado pela instituição. Ele celebrou o crescimento na criação de empresas do Ceará, propondo a análise setorial “para podermos monitorar estes dados e tomar as atitudes certas em relação à economia do Ceará”, afirmou o secretário.

O Convênio Empreendedor Digital, firmado entre nove Juntas Comerciais brasileiras e o Sebrae Nacional, foi iniciado em 2012 para viabilizar a modernização dos serviços de abertura de empresas abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. A parceria entra em sua quinta fase em 2022 com o “Projeto Redesim Conectada: Interligando juntas comerciais, Sebrae, órgãos e prefeituras para o desenvolvimento das empresas”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business