MERCADO DE TRABALHO

Junior Achievement fecha parceria com Google e BID Lab para qualificação em TI

Por Marcelo - Em 24/02/2021 às 12:40 PM

A Junior Achievement Ceará, tecnologia social que promove o empreendedorismo e a prática de negócios, presidida pelo empresário Igor Queiroz Barroso, vai ofertar no próximo mês de agosto, em parceria com o Google e o BID Lab (Laboratório de Inovação do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento), o curso de Suporte Técnico em Tecnologia da Informação.

Igor Queiroz Barroso preside a Junior Achievement Ceará                               Foto: Portal IN

A qualificação é voltada para jovens de 18 a 29 anos que tenham completado o ensino médio e não estejam trabalhando ou estudando. A iniciativa faz parte do TechJA, projeto piloto nacional que, em 2020, foi realizado nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco. Este ano, o projeto acontece no Distrito Federal e outros dez estados, entre eles o Ceará.

O curso será realizado no formato online. A carga horária é de 16 horas semanais, tendo duração de 20 semanas. Para alunos que não tenham acesso a computador e internet em casa, a Junior Achievement Ceará dará o suporte durante o curso. Ao final, recebem Certificado Profissional de Suporte em TI do Google e Certificado Junior Achievement Ceará. Aulas previstas para o início no segundo semestre.

O mercado para quem atua na área de Tecnologia da Informação tem sido bastante promissor nos últimos anos. Segundo estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, hoje o País conta com 845 mil empregos no setor. Entre janeiro e novembro de 2020 foram criados 54 mil novos postos de trabalho em TI e comunicação, alta de 3,5% em relação a 2019.

Além disso, há uma forte expectativa de crescimento, em especial no Ceará, por onde entram todos os cabos submarinos de fibra óptica do Brasil e já existe uma grande infraestrutura de TI e telecomunicações. O mesmo estudo afirma, ainda, que a procura por profissionais especializados em TI vai chegar a 420 mil até 2024.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business