Novas datas
ETIAS: novo visto europeu será lançado em 2026 e obrigatório a partir de 2027
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 26/03/2025 às 7:00 AM

Dentre os países que adotarão o sistema estão Portugal, Espanha, França e Itália Foto: Dušan Cvetanović/Pixabay
O lançamento do ETIAS, sistema de autorização eletrônica que permitirá a entrada de cidadãos isentos de visto em países da União Europeia (UE), o que inclui os brasileiros, foi mais uma vez adiado. Agora, a implementação do documento fica para último trimestre de 2026. A informação foi confirmada pela própria UE no site oficial do programa.
A saber, o ETIAS deverá funcionar em conjunto com o Sistema Oficial de Entrada/Saída (EES na sigla em inglês), cuja implementação está prevista para iniciar em outubro deste ano. A expectativa é que o EES registre 10% dos viajantes que cruzarem as fronteiras europeias já no primeiro mês, com total operação biométrica concluída até abril de 2026.
Com o EES plenamente implementado, o ETIAS entrará em vigor seis meses depois, em outubro de 2026, e será obrigatório para todos os países da Área Schengen em abril de 2027. Durante o período de transição, entre outubro de 2026 e abril de 2027, os visitantes isentos de visto deverão solicitar a autorização, mas poderão entrar sem ela, desde que cumpram outros critérios de entrada.
Como vai funcionar e quanto custa
Criado com o objetivo de fortalecer a segurança no bloco europeu e coibir a imigração ilegal, o ETIAS será exigido para estadas de até 90 dias mediante o pagamento de uma taxa de 7 euros. Estima-se que 1,4 bilhão de pessoas de 59 países e territórios precisarão emitir a autorização para viagens de curta duração em 30 países europeus.
O programa, anunciado em 2016 e regulamentado dois anos depois, busca controlar melhor o fluxo de visitantes ao continente, promovendo maior segurança nas fronteiras. Dentre os países que adotarão o sistema estão Portugal, Espanha, França e Itália.
Mais notícias
PROJEÇÕES REVISADAS




























