MOBILIDADE AÉREA

Líder Aviação será representante de eVTOL da Beta exclusivo para o Brasil

Por Marcelo Cabral - Em 05/08/2025 às 4:36 PM

eVTOL ALIA 250: projetado para ambientes urbanos e aplicações multimodais             Fotos: Divulgação

A Líder Aviação deu um passo decisivo rumo ao futuro da mobilidade aérea sustentável. A empresa anunciou, nesta segunda-feira (4), sua entrada oficial no segmento de aeronaves elétricas, por meio de uma parceria estratégica com a norte-americana Beta Technologies, uma das referências globais no desenvolvimento de eVTOLs e aeronaves elétricas de pouso e decolagem convencional.

Pelo acordo, a Líder torna-se representante exclusiva de vendas da Beta no Brasil e centro de serviços autorizado para os modelos da fabricante, consolidando sua posição pioneira no mercado nacional. A parceria prevê ainda a aquisição imediata de três aeronaves elétricas, além de uma opção de compra para mais 50 unidades destinadas à frota própria.

“Após anos de estudo e monitoramento do mercado global, escolhemos a Beta Technologies pela solidez tecnológica, maturidade do projeto e convergência com nossa visão estratégica. Este é um marco histórico para a aviação executiva brasileira”, afirma Júnia Hermont, CEO da Líder Aviação.

Do hangar ao futuro: CX300 e ALIA 250

A Líder será responsável pela comercialização no Brasil de dois modelos da Beta Technologies:

CX300 (eCTOL): aeronave 100% elétrica de decolagem e pouso convencionais, ideal para rotas regionais.

ALIA 250 (eVTOL): modelo elétrico de decolagem e pouso verticais, projetado para ambientes urbanos e aplicações multimodais.

Ambos os modelos estão em fase final de desenvolvimento e certificação pela FAA (Federal Aviation Administration), com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) acompanhando os trâmites de homologação para o mercado brasileiro. A entrega das primeiras unidades está prevista para o período subsequente à aprovação internacional.

Júnia Hermont disse que fechamento da parceria observou várias questões

O ALIA 250 se destaca por seu design inovador, com quatro rotores verticais independentes e uma hélice traseira de propulsão horizontal, o que dispensa o uso do tradicional sistema tilt-rotor – considerado mais complexo e menos eficiente. A aeronave oferece emissão zero de carbono, sistema de recarga rápida e portátil, compatível com a infraestrutura elétrica já existente nos aeroportos do País, e cockpit com dois assentos, facilitando treinamentos e operação inicial com dois pilotos.

Novas fronteiras para a aviação executiva

A Líder Aviação estuda diversos modelos operacionais para o uso das aeronaves elétricas em sua frota. Entre as aplicações possíveis estão: voos shuttle entre aeroportos, rotas urbanas e regionais, transporte aeromédico, entrega de cargas e voos corporativos sob demanda – com especial foco em acessibilidade, eficiência e baixo impacto ambiental.

O eVTOL não substitui helicópteros ou jatos executivos, ele complementa. Com menor custo operacional e pegada de carbono reduzida, abre novas rotas, principalmente em centros urbanos, onde eficiência e sustentabilidade caminham juntas”, explica Anderson Markiewicz, diretor de Vendas da Líder Aviação.

A parceria contempla ainda a capacitação de pilotos e equipes técnicas, inicialmente no exterior, com previsão de transferência gradual das atividades de treinamento para o Brasil, consolidando a autonomia operacional da empresa no novo segmento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business