REUNIÃO ESTRATÉGICA

Lúcio Gomes recebe diretora da empresa que opera cargas no Porto de Fortaleza

Por Marcelo Cabral - Em 15/08/2025 às 1:41 PM

Lúcio Gomes e Julie Bigorne com suas equipes no Porto de Fortaleza                     Foto: Divulgação/CDC

O diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Lúcio Gomes, recebeu, esta semana, a Head Office da CMA Terminals, Julie Bigorne. A executiva comanda, a partir de Marselha – cidade portuária no Sul da França, a 775 quilômetros de Paris -, a gestão de todos os terminais operados pela companhia ao redor do mundo.

Mesmo com uma agenda internacional concorrida, Bigorne fez questão de visitar o Brasil, escolhendo Fortaleza como destino estratégico. Desde abril de 2023, a CMA Terminals atua como operadora e arrendatária provisória do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza, após vencer a licitação conduzida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Investimentos e resultados relevantes

Em pouco menos de dois anos e meio, a companhia já aplicou mais de R$ 80 milhões em melhorias de infraestrutura portuária. O aporte se traduziu em expressivo aumento na movimentação de cargas. Segundo dados da Antaq, o volume passou de 56.860 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em 2022 para 101.721 TEUs em 2024.

Durante a reunião, foram debatidos temas estratégicos para a movimentação de cargas na unidade situada na capital cearense como a navegabilidade do Porto de Fortaleza, possíveis ampliações do calado (profundidade) e a requalificação das estruturas operacionais, incluindo a modernização de toda a infraestrutura do cais.

Também participaram do encontro a líder de projetos em Marselha, Audrey Hecke; o diretor Financeiro Armando Carreira e o CEO Sérgio Lima, todos da CMA Terminals, além do assessor da Presidência da Companhia Docas do Ceará, Roberto Loureiro.

Cais do Porto de Fortaleza deverá passar por um processo de modernização de toda a sua infraestrutura

Mais notícias

Ver tudo de IN Business