PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

M. Dias Branco anuncia a sua primeira aquisição de uma fábrica fora do Brasil

Por Marcelo - Em 31/10/2022 às 11:44 PM

A M. Dias Branco comunicou ao mercado nacional nesta segunda-feira (31), ter realizado a sua primeira aquisição fora do Brasil, para ampliar o processo de internacionalização de suas marcas, com a aquisição de 100% do capital da Darcel, dona da tradicional marca de massas do Uruguai, Las Acacias.

M. Dias Branco permitirá a diversificar receita em moeda estrangeira               Foto: Divulgação

Além de massas, a indústria uruguaia possui outros itens no seu portfólio, como farinha de trigo, molhos, mistura para bolos, que permitem uma sinergia com as variadas marcas da maior fabricante de massas e biscoitos do Brasil, cuja sede fica no Ceará. E também representa uma oportunidade de diversificação com a M. Dias Branco ingressando no mercado de molhos para massas.

“Esta aquisição, primeira fora do Brasil, acelera o processo de internacionalização, que até então se dava exclusivamente com exportações para mais de 40 países, inclusive para o Uruguai, com as marcas Isabela, Piraquê, Nikito, entre outras”, afirmou a M. Dias Branco em seu comunicado ao mercado.

Com a operação, realizada por meio da Latinex – empresa controlada pela companhia cearense -, a M. Dias Branco adquire uma base sólida em território internacional, que vai oportunizar a diversificação de sua receita em moeda estrangeira, uma vez que cerca de 60% do seu custo operacional está em dólares e a atuação em outros países pode trazer uma proteção cambial.

Apesar de o valor da aquisição não ter sido revelado, a M. Dias Branco destacou que a Darcel tem um faturamento anual de R$ 120 milhões, com margem Ebitda de 14%. O pagamento foi realizado parte à vista e com o restante a ser quitado em 2024, mas os recursos não saíram do caixa da empresa brasileira.

De acordo com o vice-presidente de Controladoria, Investimentos e RI da M. Dias Branco, os valores vieram de empréstimos contraídos junto a bancos brasileiros, com a dívida em reais. “Foi um processo conduzido basicamente com as equipes de exportação, em que avaliamos market share e qualidade dos produtos e, depois, entramos em contato com as empresas. Um processo 100% in house”, disse Gustavo Theodozio.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business