PILARES DE ESG

M. Dias Branco avança em projetos que contribuem com os ODS da ONU

Por Marcelo - Em 06/09/2023 às 8:25 PM

Como empresa líder nacional em massas e biscoitos, a M. Dias Branco sabe de sua importância em promover questões relacionadas ao meio ambiente, impacto social e governança. A partir da Agenda Estratégica de Sustentabilidade da companhia, relançada em 2022, contemplando 15 temas prioritários, com base em três pilares que representam o ESG – Cuidar do planeta, Acreditar nas pessoas e Fortalecer alianças -, foi lançado um conjunto de 18 metas públicas, chamado de ‘Nossos Compromissos 2030’, embasadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

M. Dias Branco lançou conjunto de 18 metas públicas para 2030

Com isso, a agenda de compromissos assumida pela M. Dias Branco irá contribuir com o cumprimento de diferentes ODS, tais como o ODS 9 – ‘Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação’, ODS 12 – ‘Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis’ e ODS 17 – ‘Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável’. “Uma agenda global que chamamos de ‘nossa’. É assim que tratamos a Agenda 2030 da ONU”, conta Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.

O executivo expõe que foi inspirado nela que a companhia revisitou sua Agenda Estratégica de Sustentabilidade e explica por que isso torna a M. Dias Branco diferente. “Em nosso processo de Análise de Materialidade, consideramos os 17 ODS, desde a definição dos temas até a projeção das metas ambiciosas, levando em consideração as metas do Brasil na Agenda 2030 da ONU. Nossas iniciativas em diversas frentes, de alguma forma, contribuem com a ambição dos ODS”, ressalta.

Grupos de Trabalho

A M. Dias Branco adotou uma governança inovadora que viabiliza o desdobramento das metas e engaja seus stakeholders. Desta forma, anualmente, cada Grupo de Trabalho se debruça sobre os temas priorizados e sua relação com os ODS convergentes, planeja ações e acompanha as metas da companhia. Por exemplo, o GT de Combate ao Desperdício de Alimentos acompanha a meta de reduzir em até 50% a perda de produtos acabados até 2030, que está em mesmo nível de ambição em relação à meta 12.3.1 do Brasil no ODS 12. A empresa ainda lançou uma série de podcasts em seu canal do Youtube para divulgar tais metas e formas de contribuir para alcançá-las. Internamente, utiliza gamificação para disseminar a agenda.

Ao adotar uma abordagem abrangente sobre questões econômicas, sociais e ambientais, a Agenda Estratégica de Sustentabilidade da M. Dias Branco contribui para a transformação positiva da sociedade e do planeta. Em relação às questões ambientais, por exemplo, a companhia minimizou o impacto de suas operações, alcançando resultados como a redução da geração de resíduos em todas as unidades, atingindo, até o momento, três plantas industriais com aterro zero. Em 2022, foram realizados investimentos que viabilizaram a utilização de 32% de energia renovável do escopo 2 (emissões indiretas, provenientes da energia elétrica adquirida para uso da própria companhia).

“Também alcançamos um patamar de 96,79% das embalagens plásticas de nossos produtos acabados com potencial de serem recicláveis. Em linha com a meta do Brasil no ODS 12.3, reduzimos em 65,63% o desperdício de alimentos (produtos acabados) em relação a 2021. Ao longo de 2022, atendemos com doações 100% das comunidades do entorno, entregando 2.321 toneladas de alimentos. Em nossa meta de impactar pessoas com o fomento ao empreendedorismo e profissionalização, já alcançamos nove mil cidadãos até julho deste ano”, conclui Tiago Timbó. Para conhecer a Agenda Estratégica de Sustentabilidade da M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br/agenda/.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business