DESEMPENHO RECORDE
M. Dias Branco celebra 70 anos com lucro líquido de R$ 889 milhões em 2023
Por Marcelo - Em 23/02/2024 às 7:59 PM
A cearense M. Dias Branco reportou ao mercado as demonstrações financeiras relativas a 2023, ano em que completou 70 anos de fundação. A companhia, que começou com uma padaria em Fortaleza e hoje é uma multinacional, fechou o ano passado com lucro líquido de R$ 889 milhões, 84,5% acima de 2022. Somente no quarto trimestre (4T23), o lucro líquido alcançou R$ 342 milhões, ou 22 vezes acima do registrado no mesmo período de 2022.
De acordo com Gustavo Theodozio, vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores da M. Dias Branco, uma série de fatores contribuiu, de forma positiva, para o resultado excepcional da empresa. Os destaques foram: crescimento de receitas em todas as regiões do País, recuperação dos volumes de vendas de biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, disciplina na gestão de custos e menor pressão de commodities, principalmente trigo e óleo de palma.
“Este é o resultado do trabalho árduo de todos os nossos colaboradores para que pudéssemos cumprir à risca os planos de crescimento, excelência e inovação apresentados a todos os acionistas”, destaca Theodozio. A Receita Líquida da companhia alcançou R$ 10,84 bilhões em 2023, também um recorde histórico. “É o resultado principalmente de expansão dos volumes vendidos (+4%) e do preço médio (+2,9%)”, explica o executivo.
Liderança
A líder em massas e biscoitos do Brasil tem feito investimentos expressivos em marketing, seja para fortalecimento das principais marcas – Fortaleza, Richester, Vitarella, Piraquê, Adria, Isabela, Jasmine e Finna -, seja para renovação de portfólio e lançamento de produtos inovadores. Somente com produtos lançados nos últimos 24 meses, a M. Dias Branco conseguiu um incremento de receita de R$ 299,5 milhões ao longo de 2023.
“Nosso portfólio tem marcas e produtos para todas as faixas de renda, mas os de maior valor agregado e maiores margens têm trazido contribuição expressiva ao resultado”, afirma Gustavo Theodozio. Em 2023, esses produtos trouxeram receita complementar de R$ 442,7 milhões. Somente em 2023, foram 55 lançamentos, sendo 17 apenas no 4T23.
Um dos destaques é Piraquê, marca adquirida pela M. Dias Branco em 2018, que tem apresentado crescimento acelerado em itens estratégicos, como cookies e wafers. “Com o processo de nacionalização, Piraquê é hoje a segunda maior marca da companhia, atrás apenas de Vitarella, com receita líquida que chegou a R$ 1,2 bilhão no ano passado”, ressalta Fábio Cefaly, diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios da empresa.
Em massas, houve crescimento principalmente nas subcategorias de massa comum e massa com ovos. O destaque é Adria, Top of Mind nacional pelo quarto ano (Datafolha). “Embora o portfólio com maior valor agregado esteja trazendo contribuições significativas, não estamos descuidando das marcas mais populares. No 4T23, destacamos o retorno das marcas de baixo preço no canal Cash & Cary, o que foi importante para o crescimento dos volumes nas regiões Norte e Nordeste”, pontua Cefaly.
Se pelo lado do crescimento da receita a empresa tem cumprido seu plano de negócios, pelo das despesas está sendo feito rigoroso acompanhamento e otimização de custos. Além disso, ao longo do ano passado, os preços das principais commodities utilizadas como matéria-prima pela M. Dias Branco (trigo e óleo de palma) apresentaram queda e proporcionaram uma recuperação gradual da margem bruta, de 27,1% no 1T23 para 36,3% no 4T23, com contribuição positiva para os resultados.