DESEMPENHO RECORDE

M. Dias Branco celebra 70 anos com lucro líquido de R$ 889 milhões em 2023

Por Marcelo - Em 23/02/2024 às 7:59 PM

A cearense M. Dias Branco reportou ao mercado as demonstrações financeiras relativas a 2023, ano em que completou 70 anos de fundação. A companhia, que começou com uma padaria em Fortaleza e hoje é uma multinacional, fechou o ano passado com lucro líquido de R$ 889 milhões, 84,5% acima de 2022. Somente no quarto trimestre (4T23), o lucro líquido alcançou R$ 342 milhões, ou 22 vezes acima do registrado no mesmo período de 2022.

M. Dias Branco completou 70 anos de existência em 2023 comemorando um resultado operacional recorde

De acordo com Gustavo Theodozio, vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores da M. Dias Branco, uma série de fatores contribuiu, de forma positiva, para o resultado excepcional da empresa. Os destaques foram: crescimento de receitas em todas as regiões do País, recuperação dos volumes de vendas de biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, disciplina na gestão de custos e menor pressão de commodities, principalmente trigo e óleo de palma.

“Este é o resultado do trabalho árduo de todos os nossos colaboradores para que pudéssemos cumprir à risca os planos de crescimento, excelência e inovação apresentados a todos os acionistas”, destaca Theodozio. A Receita Líquida da companhia alcançou R$ 10,84 bilhões em 2023, também um recorde histórico. “É o resultado principalmente de expansão dos volumes vendidos (+4%) e do preço médio (+2,9%)”, explica o executivo.

Liderança

A líder em massas e biscoitos do Brasil tem feito investimentos expressivos em marketing, seja para fortalecimento das principais marcas – Fortaleza, Richester, Vitarella, Piraquê, Adria, Isabela, Jasmine e Finna -, seja para renovação de portfólio e lançamento de produtos inovadores. Somente com produtos lançados nos últimos 24 meses, a M. Dias Branco conseguiu um incremento de receita de R$ 299,5 milhões ao longo de 2023.

Gustavo Theodozio destacou os planos de crescimento, excelência e inovação

“Nosso portfólio tem marcas e produtos para todas as faixas de renda, mas os de maior valor agregado e maiores margens têm trazido contribuição expressiva ao resultado”, afirma Gustavo Theodozio. Em 2023, esses produtos trouxeram receita complementar de R$ 442,7 milhões. Somente em 2023, foram 55 lançamentos, sendo 17 apenas no 4T23.

Um dos destaques é Piraquê, marca adquirida pela M. Dias Branco em 2018, que tem apresentado crescimento acelerado em itens estratégicos, como cookies e wafers. “Com o processo de nacionalização, Piraquê é hoje a segunda maior marca da companhia, atrás apenas de Vitarella, com receita líquida que chegou a R$ 1,2 bilhão no ano passado”, ressalta Fábio Cefaly, diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios da empresa.

Em massas, houve crescimento principalmente nas subcategorias de massa comum e massa com ovos. O destaque é Adria, Top of Mind nacional pelo quarto ano (Datafolha). “Embora o portfólio com maior valor agregado esteja trazendo contribuições significativas, não estamos descuidando das marcas mais populares. No 4T23, destacamos o retorno das marcas de baixo preço no canal Cash & Cary, o que foi importante para o crescimento dos volumes nas regiões Norte e Nordeste”, pontua Cefaly.

Se pelo lado do crescimento da receita a empresa tem cumprido seu plano de negócios, pelo das despesas está sendo feito rigoroso acompanhamento e otimização de custos. Além disso, ao longo do ano passado, os preços das principais commodities utilizadas como matéria-prima pela M. Dias Branco (trigo e óleo de palma) apresentaram queda e proporcionaram uma recuperação gradual da margem bruta, de 27,1% no 1T23 para 36,3% no 4T23, com contribuição positiva para os resultados.

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