"CEARÁ GLOBAL: CLUSTERS"

Maia Júnior destaca o amplo potencial de investimentos em energias renováveis

Por Marcelo - Em 14/10/2021 às 7:25 PM

Com um ambiente de negócios favorável e infraestrutura pronta para receber grandes empreendimentos, o Ceará se coloca em posição de vantagem para atrair investimentos estrangeiros diretos no pós-pandemia. Além da infraestrutura logística portuária e aeroportuária, o Estado desponta como um dos principais focos para o desenvolvimento da indústria de energias renováveis.

Maia Júnior falou sobre a infraestrutura que foi preparada pelo Estado          Foto: Divulgação

Durante a abertura do “Ceará Global: Clusters”, nesta quinta-feira (14), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, destacou o “cluster” da cadeia de energias renováveis, da qual o Ceará é pioneiro, e o enorme potencial para atração de investimentos com o Hub de Hidrogênio Verde que começa a se desenvolver no Estado.

“Com o Hub de Hidrogênio Verde, hoje o Ceará poderá ter uma base econômica mais duradoura. E é importante ressaltar que, para que ocorram esses investimentos privados, foi fundamental que o Estado tenha feito o investimento inicial em infraestrutura”, disse Maia Júnior, durante o painel “Clusters: Estratégias de desenvolvimento”.

No mesmo sentido, André Barbosa, consultor Sênior da Sociedade Portuguesa de Inovação SPI, destacou que a internacionalização do Ceará passa por cadeias econômicas de valor global, como a das energias renováveis. “Hoje há uma preocupação no Ceará em apostar em setores que existem em nível global, que têm demanda em nível global, e de inserir-se nessas cadeias globais, para estar mais preparado para choques causados por crises internas”, disse.

Já no painel “Investimentos Estrangeiros”, a presidente da Junta Comercial do Ceará, Carolina Monteiro, abordou a melhora do ambiente de negócios no Ceará, como a redução de burocracia para obtenção de alvarás de funcionamento. “Eu destaco o nosso ambiente de negócios como uma das vantagens do Ceará em relação aos seus pares”, ressaltou.

Porto do Pecém está consolidado como a principal infraestrutura portuária do Ceará, tendo parceria com o Porto de Roterdã

Segundo dados da Jucec, em 2020, o Ceará tinha 8.531 investidores estrangeiros, os quais abriram 5.822 empresas no Estado, fruto de investimentos da ordem de US$ 4 bilhões, abrangendo 139 municípios.

Nesta sexta-feira (15), o evento contará com a participação de grandes nomes do mercado como Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels; Guilherme Paulus, fundador da CVC; José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, dentre outros. A programação também inclui um debate sobre a agenda de desenvolvimento sustentável e painéis sobre novas economias e mercados estratégicos para o Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business