ESTRATÉGIAS

Manoel Linhares afirma que trade hoteleiro deve reinventar o seu futuro

Por Marcelo - Última Atualização 12 de abril de 2020

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, tem se mostrado muito preocupado com a situação de hotéis, pousadas e resorts existentes em todo o território nacional, devido à pandemia d coronavírus, que travou o setor turístico mundial.

Ele destacou em artigo para o portal Mercado&Eventos que o momento é de reinvenção, uma vez que é preciso estimular a atividade que representa 8% do PIB global. Mas ainda existem muitas incógnitas sobre como e quando o setor poderá se restabelecer.

Manoel Linhares diz que medidas urgentes devem ser adotadas                 Foto: Divulgação

E que a união de todos os atores do trade turístico mundial devem se manter unidos, a fim de que seja possível garantir a sobrevivência das empresas no curto prazo, pois existem funcionários e encargos para pagar. Asseverou, ainda, que hotéis e unidades turísticas do mundo inteiro também estão fechadas.

“Linhas emergenciais de crédito para financiar a folha de pagamento de pequenas e médias empresas – incluindo os setores de turismo e hotelaria – já foram formatadas pelo Governo Federal, mas não é o bastante”, disse Manoel Linhares.

Ressaltou que é preciso estruturar políticas de incentivos para os hotéis, por parte de estados e municípios, como a cobrança das taxas de água, esgoto e energia serem aferidas com base na demanda medida e não na demanda contratada.

Outra sugestão é haver uma redução significativa no valor do IPTU, além de outros impostos e taxas. “Infelizmente para o nosso segmento, os problemas trazidos pelo novo coronavírus não se resumem apenas a contas a pagar. Torna-se crucial pensar também em como será a nova configuração do mercado de turismo após o esvaziamento da pandemia”, explicou Linhares.

E afirmou que a hora de construir o futuro do setor é agora. “Essa é a oportunidade para tornar mais eficiente e competitivo nosso ambiente de negócios e assim, quando for a hora, retomar com força total ao nosso principal objetivo: encantar nosso viajante seja ele nacional ou estrangeiro, a lazer ou a negócios”, concluiu Manoel Linhares.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business