
R$ 6 bilhões
Marquise se une à Webuild para disputar megaprojeto de túnel submerso entre Santos e Guarujá
Por Marlyana Lima - Em 15/05/2025 às 12:45 AM

Projeto de R$ 6 bilhões é considerado estratégico para mobilidade no litoral paulista – Imagem: divulgação
A Marquise Infraestrutura, uma das maiores do setor no país, formou consórcio com a italiana Webuild para disputar o leilão do Túnel Santos-Guarujá. O projeto, considerado um dos mais emblemáticos da engenharia nacional, prevê a construção do primeiro túnel submerso do Brasil, com investimento estimado em R$ 6 bilhões.
O empreendimento integra uma parceria entre os governos federal e estadual e deverá melhorar a mobilidade entre os municípios de Santos e Guarujá, no litoral sul paulista. A concessão envolve a construção, operação e manutenção do túnel por parte da iniciativa privada.
A Marquise será responsável pela liderança do consórcio e aposta na união de sua experiência em obras de grande porte no Brasil com a expertise internacional da Webuild, que possui projetos em países como Estados Unidos, Canadá, Chile, Malásia, Emirados Árabes e Catar.
“Estamos unindo forças com a Webuild para participar de uma obra histórica. Acreditamos na nossa capacidade de executar um projeto emblemático não apenas para São Paulo, mas para o país”, afirmou Renan Carvalho, diretor-presidente da Marquise Infraestrutura.
A empresa brasileira, que integra o Grupo Marquise, tem no portfólio obras como a ampliação do Porto do Pecém, a Transnordestina — maior obra em execução no país —, o Eixão das Águas, e a construção da maior usina de dessalinização do Brasil, atualmente em andamento no Ceará. No Sudeste, a companhia atua em projetos como a ampliação do Sistema Rio Manso (Copasa) e as barragens de Duas Pontes e Pedreiras, em São Paulo.

Projeção digital da obra do túnel submerso que ligará Santos a Guarujá
A Webuild, por sua vez, tem histórico de atuação em obras de infraestrutura complexas e deverá contribuir com tecnologia e soluções técnicas para a execução do túnel submerso, que deve se tornar um marco da engenharia nacional.
A concessionária que vencer o certame será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel. O leilão está previsto para ocorrer em 1º de agosto de 2025.
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