SESI/SENAI

Ministra e executivos alemães conhecem unidade da FIEC que qualifica para o H2V

Por Marcelo - Em 09/02/2023 às 6:49 PM

O Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, recebeu nesta quinta-feira (8) a visita de um grupo de 40 executivos alemães, na unidade do Sesi/Senai em Fortaleza, que já havia conhecido o Complexo do Pecém, e conferiu o trabalho da FIEC voltado para a produção de Hidrogênio Verde (H²V). “A Federação das Indústrias do Ceará está pronta para oferecer os serviços de educação e treinamento da mão de obra necessária aos investimentos. O apoio dos países interessados na aquisição do H²V e detentores de tecnologia será fundamental. A disponibilidade de terras a preços baixos, em uma Free Zone, a única do Brasil em funcionamento, junto a um porto adequado, com grande área disponível para a eletrolisação e livre de impostos, tornam o Ceará viável a curto e médio prazo”, afirmou Carlos Prado, citando os bons resultados obtidos da parceria entre o Ceará e o Porto de Roterdã, além do Aeroporto de Frankfurt.

Joaquim Rolim, Paulo Holanda, Nicole Hoffmeister-Kraut, Carlos Prado e Jurandir Picanço

Os executivos da FIEC receberam a ministra da Economia, Trabalho e Turismo do estado de Baden-Württemberg, Nicole Hoffmeister-Kraut, que além dos executivos, veio com os deputados Alexander Schoch e Boris Weirauch. E ela falou após conhecer a área onde será construído o Centro de Excelência em Transição Energética na unidade do Sesi/Senai. “Estamos certos de que a Federação das Indústrias do Ceará está viabilizando uma unidade voltada para o que especialistas do mundo inteiro classificam como o combustível do futuro. Fiquei feliz de termos tido a oportunidade, hoje, de conhecer as instalações do Sesi/Senai Ceará, que tem trabalhado com as energias renováveis. Afinal, é muito importante qualificarmos a nossa geração para os novos desafios que temos que enfrentar”, disse.

A ministra coordena uma área estratégica no seu estado, que conta com 10 milhões de habitantes. A região, no Sudoeste da Alemanha, reúne expressivas empresas como, por exemplo, Mercedes-Benz e Porsche (do setor automobilístico), SAP (o software empresarial mais usado no mundo), Wurth (ferramentas), além da Boss (vestuário). A visita contou com a participação de vários representantes da FIEC, entre eles, o consultor de Energia, Jurandir Picanço; o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura, Heitor Studart; o superintendente do Sesi Ceará e diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, além de outros gestores. A visita contou ainda com a participação da consultora Internacional da FIEC, Mônica Saraiva Panik, e do secretário-executivo da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Joaquim Rolim.

Paulo Holanda destacou os serviços desenvolvidos na unidade do Sesi/Senai da Barra do Ceará para a conclusão do Centro de Excelência em Transição Energética. “Nesta unidade estão sendo oferecidos diversos cursos na área de distribuição de energia, energia solar, automação, automotiva, entre outros. Além disso, está sendo construído o centro, onde serão ofertados cursos para preparação de mão de obra qualificada que trabalhará nas usinas de energia eólica e de Hidrogênio Verde previstas para o Estado. Temos certeza que a ministra Hoffmeister-Kraut e sua comitiva constatarão que estamos em perfeita sintonia com os princípios defendidos pelo Governo alemão e pelos grandes players mundiais do setor”, disse, enfatizando o trabalho feito em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

Comitiva alemã visitou o Sesi/Senai da Barra do Ceará, onde vai funcionar Centro de Excelência em Transição Energética

Mais notícias

Ver tudo de IN Business