CONHECIMENTOS AVANÇADOS
Ministro do TCU se surpreende com a qualidade do Observatório da Indústria
Por Marcelo - Em 08/06/2023 às 6:07 PM
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Bemquerer, reaizou uma visita nesta quarta-feira (7) à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), onde conheceu um série de serviços oferecidos pelas casas que a integram: Sesi, Senai e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O representante do TCU foi recebido pelo 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, que após uma conversa na presidência, o levou para conhecer as funcionalidades do Observatório da Indústria, apresentadas pelo gerente do centro de dados Guilherme Muchale.
Conhecedor de outros equipamentos semelhantes instalados em outros estados brasileiros, o ministro afirmou ter sido surpreendido pela qualidade e quantidade de dados analisados diariamente. “Fiquei realmente muito surpreso porque já conheci outros Observatórios e este do Ceará está realmente anos-luz à frente. Aqui, além da base enorme de dados, vocês usam Inteligência Artificial, análise de cenários, conhecimentos avançados com pessoas com doutorado e mestrado, e conseguem obter informações e direcionar investimentos em várias áreas da indústria. A FIEC está de parabéns em desenvolver este Observatório”, destaca.
De acordo com o ministro, o volume de dados compilados diariamente pelo Observatório da Indústria da FIEC pode, inclusive, servir de base para que o TCU possa combater casos de corrupção e de desperdício do dinheiro público. “Essa grande quantidade de informações pode ajudar muito nos trabalhos que o TCU deve executar, no futuro, na detecção de riscos e para evitar grandes prejuízos aos cofres públicos”, completa Marcos Bemquerer.
Também participaram do encontro, da parte da FIEC, o superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o gerente de Auditoria Interna, Hélio Soares; a gerente Jurídica, Natali Camarão; a gerente de Compliance, Lívia Sales, além do consultor Jurídico Andrei Aguiar, que exerce a mesma função para a Fecomércio-CE e o Sebrae Ceará. Estiveram presentes, ainda, o Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Itacir Todero; o assessor do Ministro do TCU, Robens Nogueira; o presidente da Subsecção Vale do Salgado, da OAB-CE, José Kleber Felinto Colares, e a empresária Michela Pinheiro.