medicamentos

Nvidia destina US$ 1 bilhão a laboratório de IA com a Eli Lilly

Por Redação - Em 12/01/2026 às 3:11 PM

Laboratorio Eli Lilly Busca Vender

Além do acordo com a Eli Lilly, a Nvidia também anunciou colaboração com a Thermo Fisher Scientific para desenvolver plataformas de IA voltadas à automação e à padronização de rotinas laboratoriais

A Eli Lilly e a Nvidia anunciaram a criação de um centro conjunto de pesquisa em inteligência artificial voltado à aceleração de processos de desenvolvimento de medicamentos. O projeto prevê investimentos superiores a US$ 1 bilhão ao longo dos próximos cinco anos.

O novo laboratório será instalado na região da Baía de San Francisco e reunirá equipes das duas companhias em um mesmo ambiente de pesquisa. A expectativa é de que a unidade entre em operação até o fim do primeiro trimestre de 2026.

A iniciativa expande a cooperação já existente entre as empresas, que envolve a construção de uma infraestrutura de supercomputação dedicada ao uso de IA na descoberta de fármacos e na redução do tempo necessário para testes e validações.

Com a parceria, as companhias buscam aplicar modelos avançados de aprendizado de máquina para aumentar a eficiência dos estudos clínicos e aprimorar a análise de grandes volumes de dados biomédicos.

Além do acordo com a Eli Lilly, a Nvidia também anunciou colaboração com a Thermo Fisher Scientific para desenvolver plataformas de IA voltadas à automação e à padronização de rotinas laboratoriais, ampliando o uso da tecnologia em pesquisas científicas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business