PARCEIRA PÚBLICO-PRIVADA

Obras no Vila Velha levam esgotamento sanitário para cerca de 3 mil pessoas

Por Marcelo - Em 18/12/2023 às 11:49 AM

Alguns moradores do bairro Vila Velha 4, em Fortaleza, já não acreditavam mais que o esgotamento sanitário se tornasse realidade. Mas a chegada das equipes da Ambiental Ceará trouxe esperança de um novo cenário. “Até que enfim vai tirar essa lama da porta da gente. Não acreditava mais que viesse, não. Vai ficar bom e mudar muita coisa”, celebra a dona de casa Francisca Barbosa, 63 anos, que acompanha de perto o andamento das obras.

 

Rede coletora de esgotamento sanitário beneficiará cerca de 3 mil pessoas

Francisca faz parte das cerca de 3 mil moradores do bairro beneficiados com a implantação de 2,3 quilômetros de redes de coleta de esgoto. Após a obra, residentes de 650 imóveis poderão se conectar ao sistema de esgotamento sanitário. Até então, o Vila Velha 4 não possuía nenhuma estrutura desse tipo, e os efluentes eram despejados na rua ou em tubulações clandestinas.

“Essa obra do Vila Velha 4 representa bem as intervenções que a Ambiental Ceará tem feito ao longo deste ano, priorizando as áreas em que veremos grandes transformações a partir da chegada do esgotamento sanitário. Além de garantir mais saúde, qualidade de vida e bem-estar para a população, estamos contribuindo para a preservação do Rio Ceará, que corre aqui próximo”, destaca o diretor de Operações da Ambiental Ceará, Fernando Lima.

Universalização

A implantação de rede no bairro integra as ações da empresa para universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto em 24 cidades das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, incluindo a Capital. Até o momento, quase 50 quilômetros de novas redes de coleta foram instaladas nas cidades, permitindo que 32,7 mil imóveis se conectem ao sistema de esgotamento sanitário. Além de solucionar o problema do esgoto a céu aberto, as obras estão associadas a benefícios como redução de doenças e aumento na produtividade dos trabalhadores, segundo pesquisa do Instituto Trata Brasil.

De acordo com o estudo, a partir da universalização do esgotamento sanitário, o Ceará vai somar R$ 36,8 bilhões em benefícios sociais, entre 2023 e 2040. Esse valor considera a redução dos custos em saúde, o aumento na produtividade do trabalho e as rendas geradas com valorização imobiliária e atividades turísticas, além de indicadores como as rendas geradas pelo investimento nas obras e na operação do saneamento.

Por meio da Parceria Público-Privada (PPP) firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. A PPP atende 4,3 milhões de cearenses e, ao todo, R$ 6,2 bilhões serão investidos em obras. A parceir visa promover o avanço do esgotamento sanitário para 90% da população até 2033, subindo para 95% em 2040.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business