GESTÃO PÚBLICA

‘Organizar o FNDE e tornar gestão mais técnica são principais desafios’, diz Fernanda Pacobahyba

Por Redação - Em 01/03/2023 às 4:28 PM

Fernanda Pacobahyba

A ex-secretária da Fazenda e atual presidente do FNDE é uma das homenageadas na 7ª edição do Prêmio RioMar Mulher, que ocorrerá na noite desta quarta-feira (1º)

Nomeada como como nova presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em janeiro deste ano, a ex-secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, afirma que os maiores desafios da nova função incluem organizar o FNDE e tornar a gestão mais técnica. “Identificamos problemas sérios na gestão de alguns programas importantes do FNDE, como o programa de obras. Além disso, precisamos tornar a gestão do Fundo menos suscetível a interferências danosas ao interesse público“, afirma Pacobahyba, que será homenageada, na categoria Gestão Pública, na 7ª edição do Prêmio RioMar Mulher, promovido pelo Grupo JCPM. A premiação ocorrerá na noite desta quarta-feira (1º), às 19h, no Teatro RioMar.

“Sinceramente, eu jamais imaginei que receberia esse reconhecimento. Que felicidade receber a ligação da diretoria do Shopping RioMar e saber que seria agraciada. O que me move é o desejo de deixar todos os espaços em que passo melhores do que quando comecei. Melhorar a vida das pessoas, em especial dos cearenses, virou meta. Mas não podemos desconsiderar o quanto é importante sermos reconhecidos. Um especial agradecimento aos que me trouxeram essa premiação e ao nosso povo, que está sempre me oportunizando novos desafios por meio de políticos que querem transformar para melhor a nossa sociedade”, declara Fernanda Pacobahyba, que foi a primeira mulher e assumir a liderança da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) em 180 anos de instituição.

Com o legado positivo que deixou para o Ceará a partir da sua gestão na Sefaz e o desejo de contribuir para o avanço do desenvolvimento socioeconômico do País à frente do FNDE, Pacobahyba afirma que já estão em andamento diversos projetos do FNDE, com destaque para a melhoria da alimentação escolar. “Vamos aumentar o valor per capita da alimentação escolar dos alunos, o que representa um passo após quase sete anos sem que isso ocorresse, ainda que a inflação do período tivesse sido significativa. Mas, para além disso, trabalharemos em conjunto com outros ministérios para melhorar a qualidade e a equidade em nossa merenda encolar”, garante.

Sobre o Prêmio

O Prêmio RioMar Mulher é uma iniciativa do Grupo JCPM para homenagear mulheres que se destacam e contribuem para o desenvolvimento do Ceará em diversas áreas.

Além da presidente do FNDE, a Prêmio RioMar Mulher também será a entregue às seguintes homenageadas: Almira Gomes (Moda), empresária e fundadora do Grupo AGF; Cacique Pequena (Arte e Cultura), mestra de cultura e guardiã da cultura do povo Jenipapo-Kanindé (Aquiraz); Gaída Dias (Comunicação), diretora administrativa e acionista do Grupo Cidade de Comunicação; Lenise Queiroz Rocha (Educação), presidente da Fundação Edson Queiroz; Joselma Oliveira (Economia e Negócios), empresária e fundadora da Pardal Sorvetes; Nailde Pinheiro (Justiça e Cidadania), desembargadora, especialista em Direito Processual Civil, e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado (2021-2023); Neuma Figueiredo (Arquitetura e Design), empresária e diretora da CASACOR Ceará; Regina Barbosa (Trabalho Social), professora e cofundadora da Casa da Vovó Dedé; e Riane Azevedo (Saúde), médica anestesiologista, coordenadora do serviço de anestesiologia do Hospital Monte Klinikum e ex-superintendente do Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF).

Entrevista

A presidente do FNDE é a capa desta semana da revista eletrônica Insider e a entrevistada do programa In Connection deste sábado (4). Apresentado por Pompeu Vasconcelos, o programa vai ao ar a partir das 11h30, na Band.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business