PESSOAS, MEIO AMBIENTE E NEGÓCIOS

Pague Menos anuncia agenda ESG com 32 metas a serem cumpridas até 2030

Por Marcelo - Em 31/01/2022 às 4:54 PM

Com a visão de sustentabilidade “A Pague Menos será uma solução completa de saúde que contribuirá significativamente para reduzir as desigualdades de acesso a uma vida saudável no Brasil”, a rede de farmácias cearense anuncia sua agenda ESG com 32 compromissos até 2030, ancorados em três pilares: Saúde para as pessoas, Saúde para o meio ambiente e Saúde para os negócios.

“Ainda que promover acesso à saúde para os brasileiros seja um direcionador de nossas ações desde a nossa fundação, há 40 anos, encontramos na estruturação de uma agenda ESG a oportunidade de tornarmos essa atuação completamente integrada ao nosso negócio. Entre os compromissos, temos inovações como o Clinic Farma Itinerante, que pretendemos tornar uma referência de apoio à saúde para a população de baixa renda em todo o Brasil”, afirma Patriciana Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Pague Menos.

Pague Menos tem 61% de suas lojas abastecidas com energia renovável          Foto: Divulgação

A agenda ESG é tema prioritário do Conselho de Administração da companhia desde 2021. Com metas para 2022, 2025 e 2030, a Pague Menos destaca em sua agenda cuidados para promoção da saúde de funcionários, clientes e comunidades no entorno de suas operações. Um deles é contribuir para a prevenção de doenças crônicas. A empresa também pretende promover empoderamento e equidade em frentes de diversidade, além de adequar sua matriz energética para fontes renováveis e inaugurar a primeira “Loja Verde”.

Os pilares

No pilar dedicado às pessoas, a companhia está focada na saúde e bem-estar de seus clientes, colaboradores e comunidades ajudando-os na prevenção de doenças crônicas e na adesão a tratamentos médicos prescritos. Para impactar positivamente as comunidades do entorno das suas operações, em 2022, a Pague Menos pretende ter 30% de seus 20 mil colaboradores, espalhados em todos os estados do Brasil, dedicando um dia do ano ao trabalho voluntário.

Já na questão ambiental, para diminuir significativamente as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), a Pague Menos pretende chegar a 2030 com 120% das emissões de GEE anuais compensadas nos escopos 1 e 2. Atualmente, 61% do total de lojas já são abastecidas por energia renovável gerada a partir de 33 parques solares. E em 2025 será inaugurada a primeira “Loja Verde”, completamente alinhada com os pilares de Saúde para o meio ambiente e Saúde para os negócios.

Patriciana Rodrigues diz que atuação ESG será integrada ao negócio

E no pilar de saúde para os negócios, a companhia deve intensificar seus investimentos no aprimoramento contínuo das competências profissionais e “socioemocionais” dos colaboradores. Na agenda ESG, em 2025 a companhia quer ter 10% de seus colaboradores com 50 anos ou mais; e metade dos cargos executivos preenchidos por mulheres.

Em 2025, a companhia pretende ter 100% dos seus fornecedores críticos de Marcas Próprias – que representam 70% do faturamento dessas marcas -, auditados segundo critérios de qualidade e de ESG definidos. O objetivo é chegar a 2030 com 90% dos fornecedores da companhia em conformidade com os pré-requisitos ESG da empresa e ter todos os produtos de Marcas Próprias sem ingredientes controversos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business